HapVida compra mineira Promed

Foto: Divulgação/Hapvida.

O Hapvida, com origem cearense e hoje dominando o mercado nacional, anunciou a compra do Grupo Promed, que atua na Região Metropolitana de Belo Horizonte. As negociações foram iniciadas ainda no ano passado. O valor do negócio é da ordem de R$ 1,5 bilhão. Com isso, agrega mais dois hospitais, sete clínicas de atendimento e três operadoras de saúde, com carteira de 280 mil beneficiários. Uma das unidades é o tradicional Hospital Vera Cruz.

A aquisição se deu por meio da subsidiária Ultra Som Serviços Médicos S/A, seguindo as normas do mercado de aquisições e fusões. A fatia de mercado do Promed é de 11% de um segmento formado por cerca de 2 milhões de beneficiários em assistência médica e mais 1 milhão em atendimento odontológico. Com a conclusão da compra, o HapVida também anuncia a desistência das tratativas com o Grupo Santa Filomena.

Inteligência artificial

Por falar em HapVida, a empresa também participará de consórcio de Inteligência Artificial no Ceará, estado escolhido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para sediar um dos seis centros de pesquisa em Inteligência Artificial com foco na Saúde.

O projeto cearense foi selecionado na disputa que envolveu 19 propostas em todo o Brasil e cada centro terá investimento de R$ 1 milhão por ano (com contrapartida de mesmo valor dos proponentes), por um período de até de 10 anos.

Também participam da iniciativa local a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Fortaleza, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e Universidade Federal do Piauí (UFPI). Serão desenvolvidos projetos por meio de recursos como aplicação de internet das coisas, Big Data e transformação digital.