Deputado Diego Barreto disse que recebeu em seu gabinete a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren), Ana Paula Brandão. Foto: ALECE.

Os deputados estaduais Fernando Hugo (Progressistas), Diego Barreto (PTB) e Augusta Brito (PCdoB) ressaltaram, na sessão plenária desta quinta-feira (13), na Assembleia Legislativa do Ceará a importância do trabalho dos profissionais de Enfermagem, visto a comemoração do Dia Internacional da categoria.

O deputado Diego Barreto ressaltou a importância da valorização dos profissionais de Enfermagem que buscam aprovação de medidas, visando melhores condições de trabalho. Para ele, os profissionais de saúde sempre fizeram grande diferença na sociedade, porém, durante a pandemia do coronavírus, mostraram a extrema necessidade da classe. “Em troca de tantas vidas cuidadas, eles pedem apenas valorização”, destacou.

O parlamentar frisou que recebeu em seu gabinete a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren), Ana Paula Brandão, que entregou uma carta aberta que demonstra o sentimento e as lutas dos enfermeiros.

Diego Barreto explicou que o documento destaca as diversas vidas perdidas de profissionais da saúde, inclusive por falta de vacinas; equipamentos de segurança escassos e, acima de tudo, a falta do piso salarial e longas jornadas de trabalho. “São mais de 2 milhões de profissionais enfermeiros no Brasil que buscam reconhecimento. A PL 25/64, que fixa um piso salarial para a categoria e está tramitando no Senado, é uma esperança e esses profissionais pedem que as pessoas e as casas legislativas apoiem esse PL”, afirmou.

Projetos em tramitação

A deputada Augusta Brito (PCdoB) comemorou a data e anunciou duas propostas de sua autoria destinadas à categoria.

O projeto de Indicação 127/21 que, tem teor semelhante ao PL 2564/20, em tramitação no Senado Federal, que trata da adequação do piso salarial e regula a carga horária dos profissionais de enfermagem, porém, no âmbito do Estado. A proposta foi subscrita pelos deputados Antônio Granja (PDT), Romeu Aldigueri (PDT), Guilherme Landim (PDT), Audic Mota (PSB), Erika Amorim (PSD), Aderlânia Noronha (SD), Moisés Braz (PT) e Fernanda Pessoa (PSDB).

A outra matéria refere-se ao requerimento destinado ao Senado Federal, cobrando celeridade na tramitação do PL 2564/20. “Esse projeto é de grande importância para a categoria, pois corresponde ao reconhecimento não apenas da importância da atuação dos profissionais de Enfermagem no nosso cotidiano, algo que foi muito ressaltado durante a pandemia, mas o reconhecimento financeiro e condições dignas para sua atuação”, disse.

Augusta Brito também fez menção ao 17º Congresso Cearense de Enfermagem, realizado pela Associação Brasileira de Enfermagem (Aben – Seção Ceará). Durante esta semana, até esta sexta-feira (14), estão sendo realizadas, de forma virtual, discussões, palestras e seminários, sobre temas diversos de interesse da categoria, com destaque para o debate “Desafios e Oportunidades na Luta pela Valorização Profissional na Enfermagem”.

Veja trecho da fala do deputado e médico Fernando Hugo: