Segundo o decreto, a ex-deputada foi designada assumir a Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Interna da Casa Civil. Imagem: Diário Oficial do Estado do Ceará – edição de 14/05.

Com o fim da licença da deputada federal Luizianne Lins (PT) na Câmara Federal, a suplente, Gorete Pereira (PL), que ocupou a vaga nesse período de 120 dias, retornou para seu emprego no Governo do Estado do Ceará.

No entanto, a ex-parlamentar atuará em uma função de status menor que aquela anteriormente ocupada por ela (Assessora Especial para Assuntos Federativos), já que o deputado federal Robério Monteiro (PDT), licenciado da Câmara, já foi nomeado pelo governo para esse cargo que foi de Gorete.

A nova nomeação de Gorete foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), edição de sexta-feira (14), para atuar na Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Interna da Casa Civil.

Desde o resultado das eleições de 2018, quando Gorete não conseguiu se reeleger para um novo mandato, ela vem sendo remanejada de funções em funções “especiais” no Governo do Estado. Esta é a quarta vez.

No dia 1º de fevereiro passado, o governador Camilo Santana exonerou Rachel Marques, do PT,  da Secretaria Especial de Políticas Sobre Drogas, e nomeou Gorete Pereira para o  cargo de assessor Especial para Assuntos Federativos. O objetivo do chefe do Executivo estadual era garantir o voto de Rachel no deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), então candidato à presidência da Câmara Federal.

No dia seguinte, 2 de fevereiro, Gorete retornou para a Câmara Federal. Após o fim da licença da deputada federal Luizianne Lins, titular da vaga, em abril passado, buscou-se um novo lugar para a ex-deputada do PL. Acontece que, agora, o deputado federal Robério Monteiro (PDT), já havia sido nomeado Assessor Especial para Assuntos Federativos, função que foi de Gorete por um dia.

O pedetista Robério Monteiro cedeu sua vaga na Câmara Federal para o suplente Totonho Lopes (PDT). Robério foi condenado recentemente pela Justiça Eleitoral cearense por crime de captação ilícita de voto nas eleições de 2020, em Acaraú, onde a esposa dele é a prefeita.

Especial

A nova nomeação de Gorete Pereira, assinada pelo chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, quase 20 dias após o retorno de Luizianne Lins ao assento do qual é titular na Câmara Federal. Gorete foi nomeada para exercer o cargo de Direção e Assessoramento em comissão especial, GAS-1. Ela foi designada para atuar na Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Interna da Casa Civil.

Em 2019, Gorete foi nomeada para assumir a função de assessor executivo de Relações Institucionais. Em novembro de 2020, ela retornou para o cargo. Já em fevereiro deste ano foi nomeada como assessora especial para Assuntos Federativos, por um dia, quando Rachel Marques assumiu a vaga na Câmara Federal.