O cearense é membro titular da Comissão Parlamentar de Inquérito, que investiga ações do poder público no combate ao coronavírus. Foto: Reprodução/TV Senado.

Em pronunciamento nesta quarta-feira (05), o senador Eduardo Girão (Podemos/CE) afirmou a CPI da Covid “já começa parcializada e mirando apenas as ações do Governo Federal“.

Girão, um dos defensores de drogas como hidroxicloroquina e ivermectina, para o tratamento profilático ao novo coronavírus (Covid-19), foi rebatido pelo senador Otto Alencar (PSD/BA), sobre o uso dessas medicações.

“Eu vi, agora há pouco, o senador Girão falando que a hidroxicloroquina é antiviral. Ela nunca foi antiviral. Ela é para um protozoário, o plasmodium, da malária. Eu fico olhando assim e os ‘caras’ não se formaram em medicina, não ficaram no banco [da universidade], não fizeram residência e não estudaram química, nem nada disso e receita assim. ‘Ah, pode tomar sem nenhum problema’, diz que não tem efeito colateral nenhum. A hidroxicloroquina tem efeito no coração. A ivermectina é neurotóxica. Se tomar a ivermectina, com uma dose maior do que a prescrita, pode dar problema no fígado. Como é que se receita deste jeito?”, rebateu o baiano.

Girão lamentou que não tenha sido acolhido o seu plano de trabalho e defendeu a proposta de oitivas intercaladas, que incluam tanto autoridades e gestores federais quanto estaduais e municipais.

O parlamentar informou que suas ideias, quanto à comissão, têm sido levadas à opinião pública por meio das redes sociais, recebendo um amplo apoio. Nesse sentido, considerou importante que os membros da CPI saiam do que chamou “bolha de Brasília” e procurem ouvir a população, à qual incentivou a se interessar por política.

Manifestações

Eduardo Girão elogiou as manifestações ocorridas no fim de semana, “sem violência”, tanto a favor quanto contrárias ao governo e ressaltou que é importante que essas atividades respeitem as orientações estaduais e municipais, com o uso de máscaras e distanciamento social, mesmo que as pessoas discordem dessas medidas, pois o respeito à lei é essencial.

“É muito importante que o povo coloque para fora aquilo que está sentindo, a sua visão, para que a gente possa perceber o que ele está falando”, finalizou.

Com informações da Agência Senado.

Veja as palavras do senador Otto Alencar (PSD/BA) dirigidas ao senador Eduardo Girão (Podemos/CE) sobre o uso da droga hidroxicloroquina: