Uma nova reunião será agendada com a presença da secretária da Saúde, Ana Estela. Foto: CMFor.

Em reunião virtual, a Frente Parlamentar em Defesa da Imunização Contra a Covid-19 da Câmara Municipal de Fortaleza discutiu pautas relacionadas à urgência do acesso às doses da vacina, os critérios da vacinação da terceira fase, campanha de vacinação nas periferias e imunização dos professores.

Os parlamentares destacaram a vacinação como parte mais importante do combate à pandemia e acordaram em enviar ofício à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), solicitando que a população tenha assegurada a segunda dose da vacina nas remessas que chegam à Capital. Uma nova reunião será agendada com a presença da secretária da Saúde de Fortaleza, Ana Estela, para maiores esclarecimentos sobre a estratégia de imunização.

As demandas apresentadas por entidades na última reunião foram debatidas pelo colegiado, com destaque para a campanha de prevenção não farmacológica nas periferias. Para isso, o vereador Lúcio Bruno sugeriu o maior envolvimento dos líderes comunitários como multiplicadores da comunicação.

Terceira fase

Os membros da Frente Parlamentar declararam apoio à imunização dos professores. Os vereadores reforçaram que a medida é essencial para o retorno das aulas presenciais na rede pública.

A Prefeitura de Fortaleza iniciou a terceira fase da vacinação contra a Covid-19, que contemplará pessoas com comorbidades, grávidas, puérperas e pessoas com deficiência permanente. Nesta fase, é necessário apresentar documentos comprobatórios.