O presidente Jair Bolsonaro não venceu as eleições presidenciais de 2018 no Ceará, ficando na terceira colocação no primeiro turno, e sendo derrotado por Fernando Haddad, do PT, no segundo.

No entanto, ajudou a eleger alguns apoiadores que, ainda que não expressivos em quantidade na conjuntura atual, têm feito muito barulho na política local.

No pleito municipal do ano passado, outros quadros se juntaram a esse grupo, e mesmo que aqueles nomes apoiados por Bolsonaro não tenham obtido êxito nas urnas para o Executivo Municipal, as casas legislativas do Estado têm apresentado nomes alinhados com as pautas do Governo Federal.

A Câmara Municipal de Fortaleza, por exemplo, é a Casa com mais apoiadores declarados do presidente da República.

Eleito com mais de 30 mil votos, Ronaldo Martins (Republicanos) faz parte deste grupo, inclusive, tendo aceitado o ingresso, no seu partido, daquele que é tido como o principal apoiador de Bolsonaro no Ceará, o deputado estadual André Fernandes (Republicanos), eleito em 2018 com a maior quantidade de votos para a Assembleia Legislativa.

Fernandes fez sua fama através de vídeos nas redes sociais, criticando governos do Partido dos Trabalhadores e enaltecendo Jair Messias Bolsonaro. Ao longo dos últimos anos, o parlamentar pouco aprovou propostas de sua autoria na Casa Legislativa, mas se notabilizou pelas polêmicas em que esteve envolvido.

Além de Ronaldo Martins, são considerados bolsonaristas na Câmara Municipal de Fortaleza os vereadores: Julierme Sena (PROS), Inspetor Alberto (PROS), Carmelo Neto (Republicanos) e Priscila Costa (PSC), esta a vereadora com maior votação do pleito passado. Sargento Reginauro (PROS), Márcio Martins (PROS) e Marcelo Lemos (PSL) completam os quadros que apoiam Bolsonaro no Legislativo da Capital cearense.

Dos citados, Lemos é o único que faz parte da base governista do prefeito Sarto, que é do PDT. O parlamentar era um dos principais defensores de Bolsonaro até o ano passado, quando houve um racha entre o presidente da República e o deputado federal Heitor Freire, que preside o PSL no Ceará. Jair Bolsonaro chamou o parlamentar cearense de “cara de pau”.

Na Câmara Federal, os nomes mais próximos do Governo Federal são: Dr. Jaziel (PL), Danilo Forte (PSDB), Capitão Wagner (PROS), AJ Albuquerque (PP) e Domingos Neto (PSD). Alguns desses parlamentares apoiam a gestão do presidente Jair Bolsonaro, mas fazem parte da base aliada do governador Camilo Santana, que é do Partido dos Trabalhadores (PT).

Já na Assembleia Legislativa do Ceará, os nomes mais alinhados com o presidente Bolsonaro, além de André Fernandes, são Delegado Cavalcante (PSL), Dra. Silvana (PL), David Durand (Republicanos) e Soldado Noelio (PROS).

Manoel Duca (PDT), apesar de fazer parte da base governista de Camilo, já demonstrou simpatia com a atuação de Jair Messias.

A turma de Bolsonaro no Ceará

Câmara Municipal de Fortaleza

Priscila Costa (PSC), Julierme Sena (PROS), Inspetor Alberto (PROS), Sargento Reginauro (PROS), Márcio Martins (PROS), Carmelo Neto (Republicanos), Ronaldo Martins (Republicanos), Marcelo Lemos (PSL).

 

Assembleia Legislativa

André Fernandes (Republicanos), Delegado Cavalcante (PSL), Dra. Silvana (PL), David Durand (Republicanos), Soldado Noelio (PROS), Manoel Duca (PDT)

Câmara Federal

Capitão Wagner (PROS),  AJ Albuquerque (PP), Domingos Neto (PSD), Dr. Jaziel (PL), Júnior Mano (PL), Danilo Forte (PSDB).