Deputado Idilvan Alencar (PDT). Foto: Divulgação.

O deputado federal Idilvan Alencar (PDT) enviou requerimento para o Ministério da Educação nesta quarta-feira (19) pedindo que a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021 seja aplicada para estudantes faltosos no Enem 2020.

O período para pedidos de isenção da taxa começou na última segunda-feira (17) e vai até o dia 28 deste mês.

Pelas regras, podem pedir isenção os estudantes matriculados no último ano do ensino médio na rede pública em 2021, alunos que cursaram o ensino médio inteiro em escolas públicas ou como bolsistas integrais em instituições privadas e pessoas em vulnerabilidade econômica inscritas no CadÚnico.

No entanto, para terem direito a uma nova isenção, os estudantes precisam justificar a ausência e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pede que sejam anexados documentos para tal comprovação.

Segundo o deputado, o último exame registrou um número recorde de abstenções, resultado do receio por parte dos alunos de contaminação da Covid-19. E dentro desse contexto, não há alternativa para a comprobatória da falta. Ainda afirmou que o custo para a taxa de inscrição é de R$ 85,00, mais da metade de uma parcela do auxilio emergencial, fator que considerou prejudicial para realização da inscrição no exame.

“O momento é de exceção. Não podemos deixar que milhões de estudantes neste Brasil não façam inscrição no Enem porque não vão conseguir pagar”, defendeu.