Parte final da decisão da juíza de Acaraú, que cassou o mandato da prefeita eleita em 2020.

O deputado federal do PDT, Marcos Robério Ribeiro Monteiro (Robério Monteiro), recentemente condenado pela Justiça Eleitoral de primeiro grau, por crime de captação ilícita de voto nas eleições municipais do ano passado no Município de Acaraú, acaba de ser nomeado pelo governador Camilo Santana para o cargo de Assessor Especial Para Assuntos Federativos, cedendo lugar na Câmara dos Deputados, por causa da sua licença para tratar de assuntos particulares, ao suplente Francisco Antônio Lopes de Paula Bezerra (Totonho Lopes), filiado ao PDT à época da eleição de 2018. PDT e PR estavam coligados naquele pleito.

A decisão judicial que condenou o deputado federal Robério Monteiro foi proferida pela juíza eleitoral Ana Celina Monte Studart Gurgel, além de cassar os mandatos da prefeita Ana Flávia Ribeiro Monteiro (esposa de Robério), eleita em 2020, do vice-prefeito Francisco Bispo Parnaíba, torna o deputado inelegível para as próximas duas eleições.

Diz a magistrada na parte final de sua sentença: “Inelegibilidade para as eleições a se realizarem nos 08 (oito) anos subsequentes ao pleito de 2020 de Marcos Robério Ribeiro Monteiro, por ser o responsável pelos atos de abuso do poder e de captação ilícita de sufrágio devidamente demonstrado na presença ação”.

Nomeação

O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ, no uso de suas atribuições que lhe confere o inciso XVII, do art.88, da Constituição do Estado do Ceará, em conformidade com o art. 8º, combinado com o inciso III, do art. 17, da Lei n. 9.826, de 14 de maio de 1974, e com o Decreto n. 33.417, de 30 de dezembro de 2019, publicado no Diário Oficial do Estado de 30 de dezembro de 2019, RESOLVE NOMEAR MARCOS ROBERIO RIBEIRO MONTEIRO, para exercer as funções do cargo de provimento em comissão de ASSESSOR ESPECIAL PARA ASSUNTOS FEDERATIVOS, integrante da estrutura organizacional da Casa Civil, a partir de 03 de maio de 2021.

PALÁCIO DA ABOLIÇÃO, em Fortaleza, 03 de maio de 2021.

Camilo Sobreira de Santana

GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ.

O jornalista Edison Silva comenta essa nomeação: