O deputado André Fernandes (REP) é autor do projeto de Lei 186/2021, que estabelece a inspeção anual de saúde mental para integrantes de polícias (Militar, Civil e Penal) e bombeiros militares do Estado do Ceará.

Proposição inclui policiais civis e militares. Foto: Gov.CE.

Segundo o PL, estes serão submetidos à avaliação, por intermédio de suas próprias instituições, em relação à saúde mental, sendo providenciado o imediato apoio, quando necessário, de forma proativa.

Na justificativa da proposição, André Fernandes argumenta que os integrantes das forças policiais e do corpo de bombeiro militar estão, há tempos, exauridos. “É possível perceber que esses integrantes, que são responsáveis pela segurança do nosso Estado, clamam por socorro, principalmente pela falta de apoio e incentivo quando no desenvolvimento das suas funções”, avalia.

Ainda segundo o parlamentar, o Estado não colabora de forma efetiva em relação à extenuante rotina vivida pelos agentes de segurança.

“Se o serviço operacional, por si, já é exaustivo, somam-se aos baixíssimos soldos e as iniciativas feitas pelo Poder Executivo, hipocritamente definidas como ‘valorizações’ onde o policial para ter um salário que permita a sobrevivência de sua família, empenha todas suas folgas em escalas. A exaustão física e mental é um fato dentro da Polícia e do Corpo de Bombeiros”, acrescenta.