Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará para o biênio 2021-2022. Foto: Ascom/ALECE.

O projeto de Resolução de n°08/21, proposto pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará, prevê a criação do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), subordinado diretamente à Presidência da Casa. A unidade objetiva atender crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down.

A proposição prevê ainda ampliar os serviços da ALECE, por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), a partir da criação da Célula de Psicopedagogia, com atuação na melhoria do processo de aprendizagem humana.

O presidente, deputado Evandro Leitão (PDT), explicou que a partir da adoção de práticas terapêuticas norteadas, profissionais de diversas áreas atuarão em conjunto para potencializar atividades cognitivas, posturais e funcionais, já que, crianças com deficiência quando abordadas precocemente, apresentam possibilidades de melhora nos desenvolvimentos de suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais.

“A psicopedagogia tem como finalidade auxiliar os sujeitos e lidarem com suas dificuldades de aprendizado, compreenderem o processo do aprender e descobrirem suas capacidades e potenciais de resgatar autoestima e motivação para aprendizagem, bem como ajudar a acreditar que através de seu próprio esforço e capacidade podem aprender e se desenvolver”, assinalou.

Segundo o presidente, a ampliação dos serviços de saúde vai viabilizar a melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes, adultos, com relação à saúde mental e o desenvolvimento humano.

Já para o 2° secretário da Casa, Audic Mota (PSB), destacou que a Assembleia preza em colocar à disposição um espaço transdisciplinar, especializado no atendimento de crianças, com a finalidade de promoção da saúde e da qualidade de vida.

“Tudo com a adoção de práticas terapêuticas norteadoras e profissionais das áreas de Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Pedagogia, Psicologia, Psicomotricidade, Psicopedagogia e Terapia Ocupacional, que atuarão em conjunto”, ressaltou.

Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa fica na Av. Desembargador Moreira, 2930, bairro Dionísio Torres. Fone: (85) 3277.362.

Com informações da ALECE.