Discussão ocorreu na sessão virtual desta quinta-feira (20). Foto: Reprodução/Youtube.

A recorrente demora para a imunização de fortalezenses contra a Covid-19, voltou a ser tema de discussão de vereadores durante sessão extraordinária virtual, nesta quinta-feira (20). Apesar de procurarem um culpado pela falta de celeridade, os parlamentares não chegaram a um consenso sobre o melhor mecanismo para que o trabalho feito pela Prefeitura se desse de forma mais rápida.

O vereador Ronivaldo Maia (PT) iniciou o assunto, e apesar de apontar a falta de insumos como culpa dos atritos entre o presidente Jair Bolsonaro e o Governo da China, afirmou que ao chegar no Ceará, as vacinas são, imediatamente, distribuídas pelo governador Camilo Santana, cabendo aos prefeitos a distribuição junto aos munícipes. A fala do parlamentar petista não agradou alguns partidários do prefeito Sarto.

Ronivaldo insistiu na orientação de que prefeitos precisam melhorar o ritmo de vacinação, defendendo até que a Câmara Municipal solicite algo, formalmente, ao Poder Executivo. Para o governista Adail Júnior (PDT), ao menos 70 postos de vacinação foram criados na gestão Sarto para agilizar o processo de imunização. Ele ressaltou que a cidade já chegou a vacinar 30 mil pessoas em apenas um dia.

Danilo Lopes (Podemos) denunciou o “festival de erros” na condução dos imunizantes. De acordo com ele, há um retardo de 100 mil doses em Fortaleza, o que seria motivado pela falta de diálogo entre a Secretaria Estadual de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde da Capital. “Existe um problema de comunicação e ninguém sabe se é falta de logística da vacinação ou a distribuição”.

Márcio Martins (PROS) defendeu que algo seja feito o mais rápido possível, para evitar que as pessoas continuem em longas filas, em baixo de sol e chuva. Sargento Reginauro (PROS) defendeu que a Prefeitura utilize os postos de saúde para vacinar a população, o que em sua avaliação facilitaria o acesso das pessoas e daria celeridade à imunização.

Segunda dose

Para o líder do Governo, Gardel Rolim (PDT), Fortaleza é uma das cidades que mais vacinam sua população no Brasil. Ele disse desconhecer o total de 100 mil doses retidas no Município. Léo Couto (PSB), por sua vez, lamentou a demora do Governo Federal em adquirir vacinas para o País, o que em sua avaliação é o principal motivo para a baixa quantidade de insumos nas cidades brasileiras.

“Nós estamos atrás de mais de 80 países. O Brasil, infelizmente, não vacinou nem 10% da população com a segunda dose. Eu sei que a tática é polarizar, a eleição é no ano que vem. Mas aqui ninguém é imbecil. Se as vacinas chegam em cima da hora, como quer que temos uma previsibilidade? Qual seria a vantagem do prefeito em segurar vacina?”, questionou o pessebista.