Gabriel Aguiar afirmou que Governo Federal está envergonhando o Brasil. Foto: Reprodução/Youtube.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, instalada no Senado Federal, foi o principal tema abordado pelos vereadores de Fortaleza durante sessão extraordinária virtual, nesta quinta-feira (06). Muitos deles criticaram as ações do Governo Federal no combate à pandemia, principalmente, os atos do presidente Jair Bolsonaro, que vão de encontro ao que defendem os principais órgãos internacionais de Saúde.

De acordo com o vereador Gabriel Aguiar (PSOL), o Governo Federal tem se dedicado exclusivamente a atrapalhar a gestão da pandemia que qualquer Estado tenta fazer e em combater qualquer um que siga um consenso internacional. “O Governo está envergonhando nosso País, está nos tornando pária internacional. Ele deveria estar se desculpando imensamente pelo que está fazendo com o Brasil, tentando emplacar que todo o mundo está errado e só o Bolsonaro está certo”.

“O Bolsonaro trabalha ativamente a favor do vírus, recusando mais de 130 milhões de doses no ano passado, incentivou e incentiva aglomerações, faz campanha contra o distanciamento social e defende remédios que não têm eficácia comprovada e que comprovadamente fazem mal à saúde.” – (Gabriel Aguiar)

Para Júlio Brizzi (PDT), o Governo Federal e seus aliados estão nervosos com a CPI, visto que ficou perceptível a irresponsabilidade do presidente da República no controle da pandemia. Ele lembrou que o vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida Filho, afirmou que o alinhamento do governador Wilson Lima com o presidente Jair Bolsonaro transformou Manaus em laboratório para a nova cepa da Covid-19. “Eles utilizaram da tática da imunidade de rebanho. Isso é um crime”, apontou o pedetista.

Segundo Brizzi, Bolsonaro tem se comportado contra o povo brasileiro. Ele também criticou aqueles que fazem defesa das ações do presidente da República.  “Vocês continuam defendendo esse cara e não têm coragem de confrontar isso. Cada dia que passar, essa CPI vai comprovar ainda mais a postura irresponsável do presidente”, disse.

Gardel Rolim (PDT) defendeu que aqueles que têm falhado no combate à pandemia sejam responsabilizados e punidos pela Lei. “Estamos tratando aqui de um Governo que assumiu uma responsabilidade e não cumpriu. Eu espero que a CPI consiga investigar e responsabilizar aqueles que de fato têm responsabilidade sobre a morte dos brasileiros. São mais de 400 mil famílias enlutadas e o que conseguimos perceber é muitas vezes um desdém com o momento em que estamos vivendo”, lamentou.

Ele criticou também as recentes falas de Jair Bolsonaro, insinuando que a China teria criado um vírus de forma premeditada. “Isso tem repercussão prática real. O Governo Chinês vai dificultar ainda mais o envio de matéria-prima para a Coronavac. Uma frase do presidente pode acarretar mais mortes no País”.

Sargento Reginauro (PROS) manteve a defesa de investigação de governadores e secretários de Saúde. Segundo ele, ainda não foram respondidos os questionamentos sobre respiradores que foram comprados, mas não foram adquiridos. O parlamentar também voltou a criticar o fechamento do Hospital de Campanha instalado no Estádio Presidente Vargas e fechado cinco meses depois. “Eu desafio qualquer vereador que precisou de uma vaga de leito/Covid e não teve dificuldade ou passou 15 a 20 dias esperando para internar uma pessoa nessa cidade”.

O vereador Didi Mangueira (PDT) afirmou que em uma UPA próximo de sua residência existem duas tendas, uma para pessoas com coronavírus e outra para corpos. Ele atribui o momento difícil à falta de vacinas. “Quem não se assusta com isso, não é gente. É insensível”.

Adail Júnior (PDT), em sua fala, defendeu a gestão do governador Camilo Santana e do ex-prefeito Roberto Cláudio. Ele aproveitou seu pronunciamento para criticar a participação do senador Eduardo Girão (Podemos) na CPI da Covid.