Fabio Wajngarten é ex-chefe da Secretaria de Comunicação do Governo Federal. Foto: Anderson Riedel/PR.

A Comissão Temporária da Covid-19 aprovou nesta segunda-feira (03) requerimento para realização de audiência pública com o ex-chefe da Secretaria de Comunicação do governo federal, Fabio Wajngarten. 

A iniciativa partiu da senadora Eliziane Gama (Cidadania/MA). A parlamentar quer que Wajngarten preste informações sobre as negociações iniciadas em setembro de 2020 para a aquisição do imunizante da farmacêutica Pfizer, bem como o motivo que levou o governo brasileiro a recusar a compra do lote de vacinas ofertado no ano passado.

“Em 12 de setembro de 2020 o CEO [Chief Executive Office] mundial da Pfizer, Abert Bourla, enviou carta ao presidente da República na qual pediu celeridade nas negociações, devido à alta demanda de outros países e ao número limitado de doses. Essas negociações foram trabalhadas com a participação ativa do ex-chefe da Secretaria de Comunicação. Por isso, faz-se relevante suas informações quanto às tratativas iniciadas, bem como o motivo que levou o Brasil a recusar a compra do lote de vacinas ofertado no ano passado”, explicou Eliziane em seu requerimento.

Na avaliação da senadora, a aquisição antecipada do imunizante da Pfizer poderia ter acelerado o plano de vacinação no Brasil nos primeiros meses de 2021, garantindo maior proteção aos grupos prioritários.

É possível que Fabio Wajngarten também participe de audiência em outra comissão: senadores integrantes da CPI da Pandemia já anunciaram que querem ouvi-lo em breve.

Mais audiências

A Comissão Temporária da Covid-19 aprovou ainda outros oito requerimentos para realização de audiências públicas. Entre eles, um solicitou debate sobre a preservação do meio ambiente como forma de evitar novas doenças, enquanto outro prevê a discussão das campanhas de comunicação feitas pelo governo federal sobre a pandemia de Covid-19.

O impacto negativo que o corte no orçamento do Ministério da Ciência e Tecnologia causará nas pesquisas em andamento no país também será tema de reunião do colegiado. Para isso, os senadores aprovaram convite ao ministro dessa pasta, Marcos Pontes.

Esses requerimentos foram aprovados pelos senadores no início da tarde desta segunda-feira, após a audiência pública remota com Waldery Rodrigues Junior, do Ministério da Economia. Ele representou o ministro Paulo Guedes em debate sobre o Plano Nacional de Imunização.

Fonte: Senado Federal.