Senador Cid Gomes (PDT) afirmou que é preciso ter um Governo com projeto nacional de desenvolvimento para mudar essa realidade. Foto: Divulgação.

O Dia do Trabalhador, comemorado neste 1º de Maio, tem sido lembrado por diversos políticos, principalmente, em suas redes sociais.

No segundo ano consecutivo, a data é ofuscada pela pandemia do novo coronavírus, uma das responsáveis pela perda de milhões de empregos nos últimos anos.

Atualmente, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), pelo menos 14,4 milhões de brasileiros estão sem emprego.

O tema foi lembrado neste sábado (01/05) por alguns políticos cearenses. O senador Cid Gomes (PDT) afirmou que é preciso ter um Governo com projeto nacional de desenvolvimento para mudar essa realidade. “Hoje, mais de 14,4 milhões de brasileiros estão sem emprego. Esta é uma maneira amarga de se comemorar o Dia do Trabalhador. Só um governo com um projeto nacional de desenvolvimento poderá trazer a esperança de volta. Chega de tanta incompetência”, criticou.

O deputado federal Leônidas Cristino (PDT) corroborou com seu correligionário. Segundo disse, em suas redes sociais, por ter mais de 14 milhões de desempregados, o Brasil tem uma dívida com seu povo. “O Governo sem compromisso aprofunda o fosso da desigualdade. Só pela luta política se pode conquistar o direito ao trabalho e dignidade, valores estruturais da cidadania na sociedade moderna”, escreveu.

O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), destacou que em tempos de precarização do trabalho e suspensão dos direitos dos trabalhadores, não há o que se comemorar. No entanto, ele defendeu a necessidade de se manter a “esperança e a luta por direitos e respeito aos trabalhadores brasileiros”.

O prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira, destacou as ações que vêm sendo realizadas na Prefeitura de Fortaleza com capacitação, auxílio financeiro e atendimento ao trabalhador. “É preciso ter fé em dias melhores. Em breve, teremos uma Fortaleza de muitas oportunidades”, frisou. Ele agradeceu aos servidores da gestão “por todo o empenho que dedicam aos fortalezenses. São profissionais que vêm dando o seu melhor, especialmente, nesse momento difícil de pandemia”.

“Desde o Golpe de 2016, os direitos trabalhistas estão sendo atacados. Assim como em 2020, neste ano a luta também é em defesa incondicional da vida, com este cenário de pandemia e diante de um governo genocida. Trabalhadores e trabalhadoras, uni-vos”, pediu deputado federal José Nobre Guimarães (PT).

O petista Acrísio Sena, deputado estadual, destacou que o dia é para celebrar aqueles que estão na ponta na maior crise sanitária da história do País, mas também destacou a necessidade de se lembrar aqueles que estão sem emprego, “ por conta da falta de planejamento do governo federal. Neste 1º de Maio precisamos nos unir para lutar por dias melhores”.

O emedebista Danniel Oliveira, deputado estadual, também salientou a importância de se celebrar a data, salientando “admiração e gratidão” aos trabalhadores cearenses, com destaque para aqueles que prestam serviços essenciais no Estado.

Para o deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT), o 1º de Maio é uma data para refletir sobre as condições de trabalho atuais e para lembrar de todos os trabalhadores que, no passado, reivindicaram seus direitos.