Partido se reuniu para traçar metas às eleições do próximo ano no Ceará. Foto: Divulgação.

Os membros da executiva estadual do Cidadania se reuniram na noite desta terça-feira (11) para definir os rumos da legenda para as eleições de 2022. De acordo com o presidente da agremiação, Alexandre Pereira, o partido continuará focando na estratégia de apresentar diversos quadros com pouca quantidade de votos na intenção de eleger três deputados estaduais e um federal.

Atualmente, a sigla possui um deputado na Assembleia Legislativa, Júlio César Filho, que é o líder do Governo Camilo Santana na Casa. No pleito do ano passado, a legenda surpreendeu muitos de seus concorrentes partidários quando conseguiu eleger três vereadores para a Câmara Municipal de Fortaleza com votações em torno de três mil votos. A estratégia será mantida para 2022.

“O Cidadania tem eleito deputados e vereadores com o menor número de votos. Essa é uma estratégia pensando no grupo, até porque os partidos no Brasil não se preocupam em fazer grupos e acabam sendo apenas locais de oportunidade para político que quer ser eleito e esquece do partido”, disse o dirigente.

De acordo com ele, nos últimos anos têm sido difícil para a legenda atingir a cláusula de barreira, mas isso tem ocorrido. Esse é o principal desafio para 2022. Para o pleito vindouro, Alexandre Pereira aponta que pretende atrair para seu grupo candidatos que tenham até 25 mil votos. Caso o partido obtenha 10 postulantes com essa votação, poderá eleger um nome para a Câmara Federal. O suplente de vereador Pedro França, neto da secretária Socorro França, está sendo estimulado a aceitar o desafio.

Os três vereadores de Fortaleza eleitos no ano passado também são pré-candidatos a deputado estadual pelo Cidadania, inclusive, o atual secretário da Regional 3, Michel Lins, que preside o partido na Capital cearense. Além dos quadros internos, o grêmio pretende atrair postulantes que obtiveram entre 30 mil e 50 mil votos em pleitos passados.

Meta

Outra estratégia que a legenda tem adotado é prestigiar seus suplentes, seja com participação na gestão ou com a licença de titulares dos assentos nos legislativos do Estado. Anderson Palácio, que é suplente na Assembleia Legislativa, deve, mais uma vez, ser contemplado e retornará à Casa nos próximos meses.

A meta do Cidadania no Ceará é conseguir ao menos 90 mil votos para ultrapassar a cláusula de barreira pelo Estado. No entanto, o presidente da sigla quer que o partido consiga mais de 200 mil votos, para eleger um deputado federal. Alexandre Pereira não se colocar como candidato para o pleito de 2022. Permanecerá na gestão municipal e tocando o trabalho no partido.