Lula e Ciro vem protagonizando críticas mútuas nos últimos dias. Foto: Divulgação.

Potenciais candidatos à Presidência da República em 2022, e aliados políticos até o pleito de 2018, Luiz Inácio Lula, do PT, e Ciro Gomes (PDT) voltaram a se desentender nas redes sociais. O embate entre as duas lideranças políticas se deu após o petista afirmar que seu ex-aliado não tem interesse em ser seu amigo. O pedetista rebateu as falas do ex-presidente e afirmou que Lula utiliza “bajuladores” de seu “gabinete do ódio” para atacá-lo.

“Eu adoraria dizer que o Ciro é um amigo. Mas infelizmente ele não quer. Mas eu aprendi uma teoria com a minha mãe Dona Lindu: quando um não quer, dois não brigam. Não farei jogo rasteiro”, disse Lula em suas redes socais.

Ciro Gomes rebateu: “Não é que você não queira brigar. É que para isso você usa bajuladores e seu gabinete do ódio. O que você não quer é debater o país, os projetos, as coisas que o PT fez no poder”.

De acordo com Ciro Gomes, Lula reduz a política a uma briga de amigos, a afetos. “O povo brasileiro não merece isso. Estamos vivendo a maior crise de nossa história, temos que debater problemas e diferentes projetos com seriedade. Quero brigar contra a corrupção, a desindustrialização que você promoveu, a desigualdade que você manteve, os juros que seu governo pagou”, atacou.

Ciro Gomes disse, ainda, que não gostaria de tratar Lula como amigo. “Todo mundo sabe que você só considera amigo uma única pessoa no mundo: você próprio. Eu quero, sim, tratá-lo como oponente, em uma disputa política de alto nível, em torno de ideias, propostas, projetos e fatos”, apontou.

O pedetista voltou a afirmar que o PT é o responsável pela ascensão do presidente Jair Bolsonaro ao poder. “Respeite a inteligência do povo brasileiro, Lula. Quais são suas novas ideias? Qual seu verdadeiro projeto de nação? Se existir, aceito confrontá-los civilizadamente com o meu. Debato em qualquer dia, hora, meio ou território. Vamos debater o Brasil, não afetos pessoais”, concluiu.