O líder do PT na Câmara de Fortaleza, Ronivaldo Maia, convocou seus correligionários para o movimento. Foto: Reprodução/Youtube.

Representantes de centrais sindicais, movimentos sociais e partidos políticos devem realizar neste sábado (29), a terceira carreata e bicicleata contra o presidente Jair Bolsonaro. Em Fortaleza, o evento está programado para começar no meio da tarde, a partir da Arena Castelão, próximo ao Centro de Formação Olímpica e na praça da Gentilândia, no Benfica.

O objetivo das manifestações é apontar os erros do chefe do Executivo, principalmente, no que diz respeito à gestão da pandemia no País. Membros da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Ceará, CTB, CSP Conlutas, movimentos sociais, a Frente Brasil Popular, além de integrantes do PT, PCdoB, PSOL, PCB e UP devem participar do evento.

Apesar de ser um evento de rua, os responsáveis afirmam que o ato seguirá todos os protocolos de segurança para evitar a proliferação do coronavírus. “A CUT Brasil está convocando e organizando carreatas pelo Brasil inteiro neste final de semana para atingir um objetivo, ou seja, guardar a segurança dos manifestantes e expressar nas cidades a revolta do povo brasileiro com o desprezo do governo Bolsonaro com a vida”, disse o presidente da CUT Ceará, Will Pereira.

O evento terá como principais pautas a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), retorno do auxílio emergencial de R$ 600, implementação de uma renda básica para os mais pobres e vacina para todos.

O líder do PT na Câmara de Fortaleza, vereador Ronivaldo Maia, destacou a importância desse tipo de manifestação, apesar do momento de pandemia em que o País está inserido. “É muito legítimo que o povo se manifeste. A gente demorou para propor atividades como essa. E por isso que a gente quer lembrar que o evento acontecerá com muito cuidado. A concentração será no Castelão porque tem muito espaço. Todas as pessoas estarão dentro de seus carros, com todo cuidado necessário”, afirmou o petista.

Carreata

O ato também reforçará a campanha dos servidores das três esferas (União, Estados e Municípios) contra as privatizações e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32 da reforma Administrativa do governo de Jair Bolsonaro. A proposta foi aprovada na terça-feira (25), por 39 votos a 26, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. O texto segue para uma comissão especial, onde o mérito será discutido.

A primeira carreata por Fora Bolsonaro ocorreu no dia 23 de janeiro deste ano, na Praia de Iracema, e a segunda no dia 31 de janeiro, no bairro do Pirambu. As duas atividades reuniram centenas de carros, motos e bicicletas. Todos os participantes usaram máscaras e respeitaram o distanciamento social, de acordo com as recomendações sanitárias da Organização Mundial de Saúde (OMS).