Proposta aprovada na Câmara Municipal é de autoria do vereador Júlio Brizzi. Foto: CMFor.

Depois de aprovada na Câmara Municipal de Fortaleza, foi instituída pela Prefeitura a Campanha Vacina Solidária para incentivar a doação de alimentos no período de calamidade pública decorrente da pandemia de Covid-19.

A ideia inicial proposta por vereadores da Capital cearense tinha como objetivo a entrega de produtos não perecíveis por pessoas que fossem imunizadas contra o novo coronavírus.

Os parlamentares propuseram algumas parcerias com órgãos públicos e privados, que ajudariam na campanha ainda a ser inicializada. Segundo propuseram os vereadores, a iniciativa visa arrecadar alimentos e mantimentos para atender às pessoas em situação de vulnerabilidade social, estimular a doação espontânea desses produtos, no entorno dos postos de imunização ou nos próprios postos de saúde, quando essa medida for sanitariamente adequada.

A campanha visa, ainda, estimular empresas e organizações da iniciativa privada a doarem alimentos e mantimentos; arrecadar alimentos e mantimentos para distribuição entre entidades e abrigos que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social e em situação de rua.

O projeto, de autoria do vereador Júlio Brizzi (PDT), também instituiu o Selo Voluntário Pela Vida, a ser concedido à pessoa que, no ato de sua imunização contra a Covid-19, doar pelo menos um quilo de alimento não perecível.

Caberá à Prefeitura de Fortaleza implementar ações de comunicação, logística e seleção do público destinatário, bem como quaisquer outras necessárias à efetivação da Lei. O Executivo poderá celebrar parcerias com organizações da sociedade civil, com vistas à execução das ações de comunicação e logística previstas na Legislação.