Conforme definido em reunião da Mesa, no fim de maio será reavaliada a possibilidade de retorno das atividades presenciais. Foto: CMFor.

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Antônio Henrique (PDT), se reuniu com membros da Mesa Diretora e Colégio de Líderes para definir o funcionamento das sessões da Casa durante o mês de maio. Apesar da flexibilização do isolamento social, já em vigor em todo o Estado, ficou decidido que o Legislativo da Capital cearense manterá as plenárias extraordinárias virtuais durante todo o mês, realizando dois encontros por semana.

As sessões extraordinárias virtuais devem acontecer às quartas e quintas-feiras, a partir da próxima semana. As audiências públicas, que são demandas de muitos vereadores da Casa Legislativa, devem acontecer, também, de forma virtual, conforme ficou decidido na reunião.

No final de maio será reavaliado a possibilidade ou não de retorno das sessões plenárias presenciais, na sede do Poder Legislativo. Nesta semana, segundo ficou decidido na reunião dos vereadores, ocorrerá apenas uma sessão, nesta quinta-feira (06). Alguns vereadores estão satisfeitos com a realização de encontros virtuais, mas há quem prefira os encontros no Plenário Fausto Arruda.

Antônio Henrique fez referência de outras casas legislativas do Nordeste e do País que também realizam sessões remotas. “A Mesa Diretora decidiu que no mês de maio vamos continuar fazendo nossas sessões remotas, como vinha acontecendo antes. Mas poderemos realizar duas sessões por semana, caso seja necessário. Deveremos nos reunir no final do mês para definirmos o funcionamento no mês de junho. A Mesa também decidiu sobre o retorno das audiência públicas, 100% virtuais”, esclareceu.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, as sessões virtuais têm garantido os trabalhos legislativos e a votação de projetos, tantos aqueles apresentados pelos parlamentares quanto os enviados pelo Executivo. “Temos cumprido assim o nosso papel de legislar, com a aprovação de matérias importantes para a população”, disse.

Diferente da decisão tomada pela Câmara de Fortaleza, a Assembleia Legislativa do Ceará já deve retomar suas atividades de forma híbrida (presencial e remota) nesta quinta-feira (06).