Bruno Covas em entrevista coletiva. Foto: Agência Brasil.

O prefeito licenciado de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), faleceu neste domingo (16) aos de 41 anos, em decorrência do câncer da transição esôfago-gástrica e complicações do tratamento.

O tucano estava afastado da Prefeitura desde o início de maio, estando hospitalizado no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista. O velório será fechado, com a presença apenas para a família, mas haverá também uma cerimônia na prefeitura.

O vice-prefeito, Ricardo Nunes (MDB), assume a capital paulista em definitivo.

Sua carreira na política começou em 2004, quando se candidatou a vice-prefeito de sua cidade natal, Santos, no litoral paulista. Dois anos depois, em 2006, foi eleito deputado estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) e reeleito para o mesmo cargo em 2010, com mais de 239 mil votos, sendo o mais votado daquele ano.

Em 2011, assumiu a Secretaria Estadual do Meio Ambiente no governo de Geraldo Alckmin (PSDB), permanecendo no cargo até 2014, quando foi eleito deputado federal para o mandato 2015-2019. Renunciou ao cargo federal em 2017, para assumir o mandato de vice-prefeito de São Paulo/SP, na chapa encabeçada por João Doria (PSDB).

Em 2019, com a ida de Doria para o governo do Estado de São Paulo, assumiu a prefeitura da capital paulista, sendo o segundo membro da família Covas a assumir tal posto – seu avô, Mário (1930-2001), foi prefeito da cidade de 1983 a 1986.

Em 2020, foi reeleito ao cargo do executivo municipal, no segundo turno, com 3.169.121 votos, derrotando Guilherme Boulos (PSOL).

Perfil

Filho de Pedro Lopes e Renata Covas Lopes e pai do jovem Tomás Covas, Bruno nasceu em Santos, no litoral paulista, no dia 7 de abril de 1980, e foi advogado, economista e político brasileiro.

Mudou-se para a capital paulista em 1995 e, dois anos depois, filiou-se ao PSDB, seguindo os passos do avô, o ex-governador Mário Covas, sua grande inspiração e influência política. No partido, chegou a ser presidente estadual e nacional da Juventude do PSDB e ocupou cargos na Executiva Estadual.

Homenagens

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), prestou homenagem à Bruno Covas:

“Triste a partida precoce do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, aos 41 anos, vítima de câncer. Mesmo sofrendo com a doença, ele foi um lutador incansável no combate à pandemia da Covid. Meus sentimentos aos familiares, amigos e ao povo paulistano”, disse.

José Sarto (PDT), prefeito de Fortaleza, lembrou do fato:

“Bruno Covas lutou com força, dignidade e transparência. Demonstrou espírito público trabalhando pela população paulistana enquanto a saúde permitiu. Deixa como legado os serviços prestados à São Paulo e o exemplo de inegável abnegação.Aos familiares e paulistanos, meus sentimentos”, lamentou o pedetista.

O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), também prestou condolências:

“Lamento o falecimento do jovem prefeito de São Paulo, Bruno Covas. Trabalhador e muito dedicado ao povo paulistano, levou com brilhantismo a marca de seu avô, meu amigo Mario Covas, para a administração da cidade. Meus sentimentos aos familiares e amigos”, escreveu Ciro.

Com informações da Agência Brasil.