Texto escrito pelo líder do partido. Foto: Reprodução/Redes Sociais.

O líder do Democratas (DEM) na Câmara dos Deputados, Efraim Filho (PB), disse numa rede social que a bancada do partido deliberou favoravelmente ao pedido de expulsão de Rodrigo Maia (RJ) da agremiação.

A bancada na Câmara dos Deputados deliberou pelo pedido de expulsão do dep Rodrigo Maia a ser encaminhado a executiva nacional. Comentários infantis e ofensas desnecessárias a Acm Neto refletem a tentativa de gerar constrangimento. Tem sido pior pra ele”, escreveu o paraibano.

Na última sexta-feira (14), o presidente nacional do Democratas, ACM Neto, postou que a saída de Rodrigo Garcia, vice-governador de São Paulo, do DEM para o PSDB, mostrou uma “inabilidade política e desagregadora, reforçando a percepção do seu despreparo para liderar um projeto nacional”, em referência ao governador paulista João Doria (PSDB).

E Rodrigo Maia retrucou: “Oportunista. Nunca apoiaria o Doria”, respondendo ao ex-prefeito de Salvador.

O relacionamento de Rodrigo Maia com o Democratas está desgastado já há um tempo. No início do ano, durante o período de sua sucessão na presidência da Câmara dos Deputados, Maia fez campanha para o deputado Baleia Rossi (MDB/SP), em oposição ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) Entretanto, ACM Neto e o DEM, apoiaram Arthur Lira (Progressistas/AL), patrocinado por Bolsonaro.
O ex-presidente da Câmara Federal, a partir deste ocorrido, sentiu-se traído internamente e começou a criticar decisões da sigla. Logo após o resultado vitorioso de Artur Lira, o fluminense pediu desfiliação do Democratas. Contudo, Rodrigo Maia não se filiou a nenhuma outra agremiação.