O deputado Sérgio Aguiar, nesta quinta-feira (13), fez o registro da data comemorativa. Foto: TV Assembleia.

O Edifício Deputado Adauto Bezerra, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, foi inaugurado no dia 13 de maio de 1977. Na mesma data, em 1888, a Lei Áurea era assinada e acabava com a escravidão no Brasil. O principal espaço de deliberações do Parlamento é denominado de Plenário 13 de Maio.

Osmar Diógenes, presidente do Memorial da Assembleia Legislativa Deputado Pontes Neto, relembra o momento festivo que marcou o mês de maio de 1977 no Ceará. Osmar estava, naquele período, no primeiro de seus três mandatos consecutivos como deputado estadual.

Segundo o ex-deputado, as solenidades foram iniciadas ainda de madrugada e seguiram com discursos e eventos com a participação de diversas autoridades estaduais e nacionais, como o governador Adauto Bezerra e o general Ernesto Geisel, o quarto presidente do Brasil no período do Regime Militar (1964-85).

Naquele momento, o presidente da ALECE era o deputado Paulo Benevides e a Mesa Diretora contava com Haroldo Sanford como 1° Vice-presidente; Castelo de Castro como 2° Vice-presidente; e João Viana de Araújo como 1º Secretário.

Osmar Diógenes destaca ainda que na transição entre a sede anterior, o Palácio Senador Alencar (atualmente é Museu do Ceará no Centro de Fortaleza) e a atual, o Edifício Adauto Bezerra, uma sessão solene encerrou as atividades da edificação.

O momento teve discursos emocionados de parlamentares e uma cena simbólica em que o deputado Aquiles Peres Mota beijou a tribuna usada por tantos parlamentares ao longo de 106 anos na antiga sede, no Centro de Fortaleza.

Com imponente projeto de autoria de José da Rocha Furtado Filho e Roberto Castelo, a nova sede instalada em 1977 buscava atender as crescentes demandas estruturais do Poder Legislativo para realização de atividades e serviços à população.

Em mais de quatro décadas de existência, a sede da Assembleia Legislativa do Ceará foi ampliando seus espaços com a construção de anexos para efetivar com qualidade os diversos serviços oferecidos, assim como realizar as atividades relacionadas ao Legislativo em suas diversas frentes e se adaptar às demandas e necessidades de parlamentares e da população.

Saiba +

O Ceará foi o primeiro estado do Brasil a abolir, em definitivo, a escravidão em seu território.

Se deu em 25 de março de 1884, quando os abolicionistas foram vitoriosos após o baiano Sátiro Dias, o presidente da província cearense, declarar a libertação de todos os escravos do Ceará, quatro anos antes da Lei Áurea.

Com informações da ALECE.

Na sessão plenária desta quinta-feira (13), o deputado Sérgio Aguiar (PDT) registrou a data do aniversário da Casa Legislativa. Assista: