Leonardo Araújo, Rafael Branco, Gelson Ferraz e Danniel Oliveira posam para foto, na Assembleia Legislativa. Foto: MDB-CE.

A Assembleia Legislativa do Ceará concedeu, na sessão plenária desta quinta-feira (13), licença para tratar de interesse particular, pelo prazo de 120 dias, para os deputados Danniel Oliveira (MDB) e Leonardo Araújo (MDB). Assumiram as cadeiras os suplentes Rafael Branco (MDB) e Gelson Ferraz (MDB).

Primeiro suplente da coligação, Edilardo Eufrásio (MDB) alegou impossibilidade de assumir o cargo no momento. A decisão faz parte da estratégia do MDB para dar espaço aos suplentes, assim fortalecendo o partido. Edilardo exerceu, já nesta legislatura, o mandato de deputado por 4 meses, em licença anterior do mesmo Danniel Oliveira.

Em conversa com o Blog do Edison Silva, Danniel Oliveira e Leonardo Araújo destacaram que a medida não gerará custo algum para o Estado, visto que ficarão sem salário e benefícios do cargo durante os próximos 120 dias.

“Desta forma, obviamente respeitando toda a legislação e os regimentos da Assembleia Legislativa, atendendo também à solicitação partidária, especialmente do nosso presidente Eunício Oliveira, tiro licença para tratar de assuntos pessoas, licença essa que não fica nenhum custo para o erário estadual”, explicou Danniel.

Mandato coletivo

Os dois emedebistas que estão licenciando-se admitiram ser uma estratégia do partido para dar visibilidade a novos nomes, além de prestigiar os suplentes, que ajudaram os colegas de partido a atingir o coeficiente eleitoral.

“Na nova conjuntura nacional, com o veto da possibilidade de coligações, os partidos precisam se fortalecer. O deputado Danniel Oliveira teve 84 mil votos, uma votação expressiva. Porém, sem os votos do deputado Gelson Ferraz, ele não teria conseguido atingir o coeficiente eleitoral e não teria uma vaga na Assembleia Legislativa”, explicou Leonardo ao Blog.

“O mandato de cada parlamentar é um mandato coletivo. Nós vivemos um sistema que, para se chegar a um mandato, é necessário que outros também sejam candidatos. De uma forma muito rica para o partido, para buscar oxigenar, buscar dar uma oportunidade àqueles que não obtiveram êxito na sua primeira candidatura, é necessário que um partido tão grande como o MDB possa realizar ciclos necessários como esse”, acrescentou Danniel.

Leonardo Araújo lembrou que os votos recebidos pelos candidatos pertencem ao partido. “Parlamentos são formados pelo voto de representatividade, tanto é que os votos do mandato são proporcionais e pertencem ao partido. E esse revezamento que estamos fazendo dentro do partido, é um revezamento que possibilita os eleitores desses suplentes a terem a possibilidade de serem representados porque acreditaram no voto proporcional”, concluiu o parlamentar.

Juramento

Gelson Ferraz e o empresário do Cariri, Rafael Branco, foram empossados na sessão desta quinta-feira (13) pelo presidente Evandro Leitão. Com experiência anterior como secretário da Prefeitura de Fortaleza e vereador da Capital, Gelson Ferraz discursou agradecendo a todos que contribuíram para seu retorno ao Parlamento.