Maioria subscreveu proposta de Adail Júnior. Foto: Reprodução/Youtube.

Foi encaminhado para apreciação das comissões temáticas da Câmara Municipal de Fortaleza projeto de Indicação do vereador Adail Júnior (PDT) que inclui no grupo prioritário do Plano Municipal de Operacionalização de Vacinação contra a Covid, os conselheiros tutelares da cidade.

Após sugestão de seus pares, o parlamentar adicionou os demais profissionais atuantes da equipe dos conselhos tutelares entre o público alvo para a imunização.

A proposta foi subscrita pela maioria dos parlamentares presentes à sessão extraordinária virtual, e segundo o autor da matéria, ficou aberta para receber sugestão de seus pares afim de aperfeiçoar o texto original. “Minha preocupação maior é avançar nesse debate para que possamos levar logo essa proposta para o comitê de enfrentamento à Covid”, defendeu.

Outros vereadores, dentre eles, Adriana Nossa Cara (PSOL) e Antônio Henrique (PDT), destacaram a importância da inclusão da equipe dos conselhos entre aqueles que devem entrar no grupo prioritário. “Toda a equipe é muito vulnerável e realiza um trabalho de campo junto a crianças e adolescentes”, destacou a socialista.
Emanuel Acrízio (PP), que já atuou como conselheiro municipal de Fortaleza, destacou a necessidade de se vacinar, também, os suplentes desses agentes. “Ele não trabalha sozinho, tem toda uma equipe que dá suporte”, lembrou.
Antônio Henrique lembrou que existem outros projetos tramitando na Casa sugerindo a prioridade para outras categorias. No entanto, ele destacou que o Município está seguindo orientação de vacinação feita pelo Ministério da Saúde.
Já Danilo Lopes (Podemos) disse que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu a retomada de vacinação para profissionais de saúde, que estava suspensa em Fortaleza por decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5).