Vereadora Priscila Costa solicitou licença, mas antecipou retorno, o que surpreendeu o suplente Robério Sampaio, presidente estadual do PSC. Foto: Miguel Martins.

O pedido de licença para tratar de assunto particular é um instrumento utilizado por parlamentares, muitas das vezes, para beneficiar suplentes em determinado pleito.

Próximo de eleições aumenta o número de titulares de mandato que deixam as casas legislativas para atuar em suas bases eleitorais. Neste ano de 2021, alguns nomes já estão se movimentando com vista à disputa de 2022.

A quase totalidade dos deputados da Assembleia Legislativa deve tentar, mais uma vez, disputar o pleito do próximo ano o que demanda muita atuação em seus redutos. Neste ano, algumas mudanças já ocorreram na Casa. Atualmente, pelo menos quatro suplentes estão atuando no Legislativo estadual no lugar daqueles que foram eleitos nas eleições de 2018.

O pedido de licença para tratar de assuntos particulares mais recente, foi feito pelo deputado Carlos Felipe (PCdoB), que tem visado uma das 22 cadeiras na Câmara Federal. No lugar do comunista ingressa o delegado da Polícia Civil, Diego Barreto. Ele é o segundo suplente da coligação. O primeiro, George Valentim (PSB), atualmente ocupa o cargo de secretário de Educação do município de Maracanaú.

Os suplentes Ferreira Aragão (PDT) e George Lima (PV) assumiram as cadeiras na Assembleia Legislativa, no início do mês, no lugar dos deputados Marcos Sobreira (PDT) e Acrísio Sena (PT), respectivamente, que se licenciaram da Casa por quatro meses.

Oriel Nunes (PDT), por sua vez, está na cadeira de Zezinho Albuquerque (PDT), atualmente secretário de Cidades do Estado.

Na Câmara Municipal de Fortaleza, atualmente, três suplentes estão atuando na Casa no lugar dos titulares.  Pedro França (Cidadania) ingressou recentemente na vaga deixada por Michel Lins (Cidadania) que está atuando como secretário da Regional 3. Carlos Mesquita (PDT) é o primeiro suplente da sigla pedetista e foi beneficiado com a idade de Elpídio Nogueira para a Secretaria de Cultura. Já Pedro Matos (PROS) está na suplência de Sargento Reginauro desde janeiro.

Parlamentares

Pretensa candidata à uma vaga na Câmara Federal, a vereadora Priscila Costa (PSC), solicitou licença de 120 dias para tratar de assuntos particulares. No entanto, passado apenas um mês licenciada, a parlamentar solicitou retorno antecipado para suas funções, o que surpreendeu o suplente do partido, Robério Sampaio, que preside o PSC no Ceará.

Outras danças das cadeiras devem acontecer nas duas casas legislativas no decorrer deste ano e do próximo, conforme alguns parlamentares já relataram ao Blog do Edison Silva.