Sindiute tem orientado os fortalezenses a votarem em enquete contra possibilidade de retorno híbrido das aulas na Capital. Foto: Reprodução/Facebook.

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute) está em campanha pela imunização dos professores da rede pública de ensino em Fortaleza. De acordo com a presidente da entidade, Ana Cristina Sampaio, o retorno híbrido só será possível com a vacinação dos educadores.

O prefeito Sarto, por sua vez, tem defendido que qualquer plano de retorno às aulas presenciais prevê justamente a vacinação. O Sindicato divulgou um vídeo sobre uma suposta pesquisa feita pela Prefeitura de Fortaleza para retorno às aulas presenciais, e orientou as pessoas a votarem não na enquete. “Não é hora de colocar em risco toda a família. Volta às aulas só com vacina”, diz o vídeo.

Nossa posição é de vacinação já, para garantir o retorno hibrido. Em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo já iniciou a vacinação nos profissionais da educação. Mas não é só isso, precisa do protocolo, testagem nos alunos, monitoramento dos casos familiares de Covid e adaptações físicas das unidades escolares, abastecimento de água. Há escolas com muita irregularidade de água, e pessoal para limpeza e higienização”, disse Ana Cristina ao Blog do Edison Silva.

A dirigente afirmou ainda que há uma preocupação com os alunos e seus familiares. Segundo ela, os estudantes não vacinados podem levar o vírus para suas casas. “Não irão nos matar. Esse País precisa levar a sério a vida do povo. Precisamos de todos pela luta por vacina”.

O Blog entrou em contato com a assessoria do prefeito Sarto. Segundo informou, o chefe do Executivo tem defendido que qualquer plano de retorno prevê vacinação.