Vereadores Danilo Lopes e Enfermeira Ana Paula trataram do assunto com a secretária de Saúde de Fortaleza, Ana Estela. Foto: Reprodução/Facebook.

Pela primeira vez todos os conselhos de classe da saúde no Estado do Ceará se reuniram para cobrar a retomada da vacinação dos profissionais da área, paralisada através de decisão judicial.

O encontro entre os membros das diversas entidades ocorreu na noite de segunda-feira (05) e foi mediado pela Frente Parlamentar em Defesa da Imunização Contra a Covid-19 e pela Comissão da Saúde da Câmara Municipal de Fortaleza.

O plano nacional de vacinação para os profissionais que trabalham na área da saúde foi interrompido por decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), e desde então os conselhos de classe vêm buscando meios de retomar a imunização das categorias.

Na manhã de segunda-feira, os vereadores Cláudia Gomes (DEM),  Enfermeira Ana Paula (PDT) e Danilo Lopes (Podemos), que representam esses grupos na Casa Legislativa, estiveram reunidos com a secretária de Saúde de Fortaleza, Ana Estela, para cobrar o retorno da vacinação dos trabalhadores da área.

Segundo Lopes, a secretária entende que deve ser retomado o Plano Nacional de Vacinação. “Assim, os cerca de 40 mil trabalhadores da saúde que restam seriam vacinados. A lista de idosos dá uma parada hoje (ontem) sendo reiniciada com a chegada de novas vacinas provavelmente no decorrer dessa semana ainda”, disse. Conforme informou ao Blog do Edison Silva, menos de 60% dos profissionais da saúde aguardam vacinação.

Na reunião que ocorreu no período da noite, de forma virtual, estiveram presentes representantes do Conselho Regional de Odontologia, Conselho Regional de Enfermagem, Conselho Regional de Educação Física, Conselho Regional de Medicina, Conselho Regional de Fisioterapia, Conselho Regional de Fonoaudiologia, Conselho Regional de Medicina Veterinária, Conselho Regional de Nutricionista, Conselho Regional de Farmácia e o Conselho Regional de Psicologia.