Projeto já foi lido em plenário e aguarda parecer de relator. Foto: CMFor.

Está tramitando na Câmara Municipal de Fortaleza, projeto de Lei que institui no Calendário Oficial da cidade o Dia Municipal em Homenagem às Vítimas da Covid-19, a ser comemorado, anualmente, no dia 26 de março. Essa proposta se soma a outras, no mesmo sentido, visando celebrar a vida daquelas pessoas que morreram por complicações causadas pelo novo coronavírus.

De acordo com o autor da medida, o vereador Júlio Brizzi (PDT), são objetivos da proposta: prestar homenagem aos cidadãos fortalezenses que foram vítimas do vírus; prestar homenagem aos profissionais, gestores e trabalhadores que estiveram na linha de frente no combate à pandemia; marcar historicamente o enfrentamento e as consequências da Covid-19 no Município; alertar e conscientizar a população sobre a gravidade das pandemias e as medidas a serem tomadas para se preservar vidas.

O Dia Municipal em Homenagem às Vítimas da Covid-19, de que trata a proposta de Lei, caso seja aprovado, passará a integrar o calendário oficial de eventos de Fortaleza. “A situação gravíssima enfrentada pela população jamais deve ser deixada no esquecimento, especialmente pelas diversas pessoas que tiveram a perda de seus queridos familiares ocasionadas por esse terrível vírus”, justifica o autor.

O último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Fortaleza, do dia 26 de março de 2021, mostrava que 5.927 pessoas morreram em decorrência da Covid-19 na Capital cearense.