A proposta, de autoria do vereador Bruno Mesquita (PROS), está em análise nas comissões temáticas. Foto: CMFor.

Deve entrar na pauta de votação da Câmara Municipal de Fortaleza nos próximos dias, o projeto de Lei que dispõe sobre a instalação de brinquedos destinados à inclusão social e acessibilidade de pessoas com necessidades especiais.

O autor da proposta, o vereador Bruno Mesquita (PROS), defende, ainda, iluminação especial adaptada às pessoas com autismo em áreas de lazer do Município.

De acordo com o projeto, os playgrounds instalados em praças, jardins, parques, clubes, áreas de lazer e áreas abertas ao público em geral, ainda que localizados em propriedade privada de uso público, deverão conter brinquedos adaptados para crianças com deficiência física, intelectual, mental ou grave, bem como iluminação especial adaptada às pessoas com transtorno do espectro autista, observada as normas técnicas permanentes.

Deverão ser instalados ou adaptados postes com luminárias LED e dimerizadores, em quantidades e especificações compatíveis e adequadas à garantia da acessibilidade de pessoas com TEA.

Dentre os brinquedos adaptados, os playgrounds poderão conter, entre outros, jardins e painéis sensoriais, molas, balanços para acomodar cadeiras de rodas, gangorras, pista de caminhada sensorial, rampa de treino de marcha e painel interativo para crianças com deficiência visual.

“As pessoas com TEA possuem um forte desconforto com iluminação inadequada. Locais com iluminação ruim prejudicam seus sentidos e sua percepção do que está ao seu redor. Vamos sempre defender que os espaços públicos sejam adaptados também para a integração de autistas, não podendo eles serem afastados desses centros e privados do lazer”, defende o parlamentar.