O valor mensal sugerido por Larissa Gaspar é de R$ 600 a ser pago por um ano. Foto: CMFor.

Tramita na Câmara Municipal de Fortaleza projeto de Indicação, de autoria da vereadora Larissa Gaspar (PT), que cria a modalidade de aluguel social emergencial a ser pago pela Prefeitura para mulheres vítimas de violência doméstica, que correm risco em suas casas, e não encontram vagas em abrigos públicos da cidade.

O valor sugerido na proposta é de R$ 600, a ser pago mensalmente por 12 meses, podendo ser interrompido caso a vítima deixe de atender aos requisitos dispostos na matéria.

O aluguel social deve ser destinado a custear financeiramente a moradia de mulheres vítimas de violência doméstica que estejam impedidas de retornar para suas residências em virtude do risco de sofrerem qualquer ação que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual, psicológico e dano moral ou patrimonial.

No texto, a autora defende ainda que o benefício poderá ser prorrogado por mais 12 meses, observado o prazo da medida protetora de urgência.

“A proposição se lança no cenário local como uma estratégia concreta para que essas mulheres encontrem abrigo e consigam sair da situação de violência e risco de vida em que se encontram”, defendeu Larissa Gaspar.