Ministro Luís Roberto Barroso recebe vista do senador Rodrigo Pacheco. Foto: Reprodução/TSE.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, recebeu na segunda-feira (05) o presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (DEM).

Durante o encontro, foram abordados temas como República, democracia, federação, eleições 2022, sistemas eleitorais, educação e meio ambiente.

Para Luís Roberto Barroso, a oportunidade de debater temas tão sensíveis ao país abre um importante canal de diálogo entre o TSE e o Poder Legislativo, já tendo em vista a preparação das Eleições Gerais de 2022.

“[Somos] duas pessoas que gostam do Brasil e pensam no Brasil construtivamente. Naturalmente, esse é um diálogo que manteremos permanentemente, porque a Justiça Eleitoral e o Poder Legislativo precisam caminhar harmoniosamente. Temos contado com a colaboração do Congresso para muitos passos importantes da Justiça Eleitoral e assim continuará sendo”, afirmou o presidente do Tribunal.

O senador Rodrigo Pacheco reconheceu o papel do TSE para o fortalecimento da democracia, no cumprimento da sua missão de garantir um processo eleitoral seguro, transparente e justo.

“Já se prepara o TSE para 2022 e terá sempre o apoio do Congresso Nacional nas boas medidas de aprimoramento do processo eleitoral brasileiro”, disse o parlamentar.

Pacheco também apontou que, durante a conversa com o ministro Barroso, foram abordados temas como a educação básica no Brasil e a defesa do meio ambiente, sobretudo relativa à Amazônia.

“Foi uma conversa longa, muito boa e muito produtiva. Saio daqui com boas ideias, com boas iniciativas”, concluiu o senador.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral.