Prefeito de Fortaleza critica lentidão do Ministério da Saúde na distribuição das doses. Foto: CMFor.

Diversos pontos de vacinação contra a Covid-19 estiveram lotados durante todo dia desta quinta-feira (29) em Fortaleza. O prefeito Sarto lamentou a situação e culpou o Ministério da Saúde pela demora no envio de novos lotes das vacinas, o que inviabilizou a segunda dose da Coronavac para diversas pessoas.

Nos locais de atendimento, muitas pessoas se frustraram com a situação. Algumas delas ficaram até cinco horas em filas, mas tiveram que retornar para suas residências sem a vacinação. Devido ao estoque restrito da Coronavac, a Prefeitura de Fortaleza orientou que somente pessoas agendadas se dirigissem aos locais determinados para receber a imunização contra a Covid-19.

De acordo com o prefeito Sarto, Fortaleza tem atualmente capacidade instalada para vacinar mais de 30 mil pessoas por dia. No entanto, a gestão está dependendo da aquisição e envio dos imunizantes pelo Governo Federal. “O plano de imunização contra a Covid-19 em Fortaleza segue as orientações do Ministério da Saúde, que recomendou a todos os municípios do Brasil a aplicação das doses disponíveis de Coronavac, com a garantia de envio de novos lotes, o que não ocorreu no ritmo necessário”, lamentou.

Sarto afirmou, ainda, que segue aplicando as doses em estoque de Astrazeneca, aguardando o envio de mais doses da Coronavac para continuar a estratégia de vacinação de forma plena.

O governador Camilo Santana afirmou, em suas redes sociais, que o Ceará receberá nesta semana 192.050 doses de vacinas contra a Covid, porém, somente 3.800 da Coronavac. São 188.250 da Astrazeneca. O chefe do Executivo estadual afirmou, ainda, que o Estado receberá no início de maio a primeira remessa da Pfizer.

“Serão 17.550 doses, que serão enviadas em dois lotes de 8.775. As vacinas serão distribuídas imediatamente aos nossos municípios para darmos continuidade ao processo de imunização em todo o Estado“, disse Camilo Santana.