Os fiscais da Agefis também querem entrar no grupo prioritário. Foto: Divulgação.

Os profissionais da segurança pública que estão mais expostos ao coronavírus serão vacinados antecipadamente no Ceará.

O Ministério da Saúde reconsiderou a prioridade da categoria no Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação contra a Covid-19, após pedido feito por alguns governadores.

A medida foi comemorada por vereadores de Fortaleza.

Léo Couto (PSB) destacou que o Ceará chegou a 1 milhão de vacinados e que seria importante a inclusão dos profissionais de segurança pública na linha de frente no combate à Covid, além daqueles que atuam na área da Educação.

Júlio Brizzi (PDT) também destacou a importância da iniciativa, e defendeu que os fiscais que verificam aglomerações também sejam imunizados. Segundo ele, o processo lento de vacinação em todo o Pais se deu por conta da recusa do Governo Federal em comprar doses de vacinas no ano passado. Diante disso, o processo mais célere só se dará a partir do mês de maio.

“Valorizo ainda mais o feito do governador Camilo Santana em garantir aos profissionais de segurança, que são fundamentais, nessa prioridade. Outros profissionais que precisam ir às ruas, como os fiscais e os funcionários de supermercados e farmácias, que pegam ônibus todos os dias, também precisam ser imunizados”, defendeu Brizzi.

Professor Enilson (Cidadania), que foi policial militar, destacou o empenho do governador Camilo e do secretário de Saúde, Dr. Cabeto, na inclusão de policiais, bombeiros e guardas municipais na próxima fase de vacinação.

Paulo Martins (PDT) destacou o trabalho realizado por policiais civis diariamente, mesmo durante a pandemia do coronavírus. Ele lembrou, ainda, que os agentes de segurança estavam na quarta fase, logo atrás da população carcerária, o que revoltou parte da categoria.

“O governador Camilo está de parabéns, mas eu queria defender que o pessoal da Agefiz e todo mundo que engloba essas operações, também na prioridade de vacinação”, defendeu Adail Júnior (PDT).

Já a vereadora Enfermeira Ana Paula (PDT) destacou que a Justiça do Estado deferiu liminar para a retomada de vacinação dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate ao novo coronavírus.

“Muitos não foram vacinados e havia decisão de focar apenas nos idosos. A gente precisa entender que esses profissionais precisam ser vacinados o quanto antes. Tivemos que entrar com ação judicial para retomar a vacinação e a Justiça deferiu nossa liminar”, afirmou a pedetista.