Projeto apresentado pela vereadora Larissa Gaspar. Foto: Blog do Edison Silva

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou projeto de Indicação que sugere ao Poder Executivo a criação do Programa Cozinhas Comunitárias em conjuntos habitacionais da Capital cearense.

O Programa tem o objetivo de atender pessoas em vulnerabilidade social e insegurança alimentar, inscritos no Cadastro Único – CadÚnico. Pela proposta, cabe à Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social executar o Programa.

A sugestão aprovada contou com o apoio de todos os vereadores da Casa Legislativa e foi proposta pela vereadora Larissa Gaspar (PT).

Em março, a Câmara já havia aprovado projeto que cria restaurantes populares em todas as Secretarias Regionais. Destinados prioritariamente a pessoas idosas, população em situação de rua e inscritos no Cadastro Único, eles devem reforçar a segurança alimentar dos fortalezenses.

A Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social acompanhará o funcionamento do Programa bem como os equipamentos e programação de atividades a serem realizadas. A coordenação da Cozinha Comunitária deverá ser realizada por assistentes sociais e o cardápio elaborado, obrigatoriamente, por nutricionista.

“O projeto reveste-se de relevância ímpar, vez que, a instituição do Programa Cozinha Comunitária enaltece as ações do Município no campo da segurança alimentar e nutricional, visando o direito a alimentação e nutrição a população, conforme a Política Nacional de Segurança Alimentar Nutricional, bem como propicia qualificação profissional e possibilidade de geração de trabalho e renda, através dos cursos e capacitações a serem ofertados na área de alimentação”, justificou a autora do projeto.