Fundada em 1726, a cidade de Fortaleza completa nesta terça-feira (13) 295 anos. O prefeito José Sarto (PDT) decretou ponto facultativo em todas as repartições públicas da administração municipal.

A determinação está no Decreto nº 14.982 publicado no Diário Oficial nesta segunda-feira (12) e não afetará o funcionamento dos serviços essenciais, tais como: socorros urgentes, limpeza pública, fiscalização e orientação de trânsito, vigilância e salva vidas.

Para comemorar a data a Prefeitura está realizando uma programação cultural virtual, por meio da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor).

Durante toda a semana, o público poderá conferir programas especiais na TV Terra do Sol e na TV FDR, edição especial do projeto Pôr do Sol em alusão à data, além de ações virtuais da Vila das Artes e do Centro Cultural Belchior.

A emissora de televisão da Prefeitura de Fortaleza, TV Terra do Sol (42.1), exibe nesta terça-feira (13), o especial Fortaleza 295 Anos será transmitido ao vivo, a partir das 13h, com a participação de artistas locais e historiadores. Participam do show os cantores: Di Ferreira, Day Melo, Netinho São 2, Isabela Serpa, Paulo Freitas, Edinho Vilas Boas, Adelson Viana e Robston Medeiros. O programa conta ainda com a apresentação da cantora Roberta Fiúza e com a participação especial dos historiadores da Secultfor, Vinicius Mesquita e Ruben Ryan.

Programação cultural
Também em comemoração ao aniversário de 295 anos, a Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, por meio do programa de formação e fomento Núcleo de Produção Digital (NPD), lança a convocatória Fortaleza Digital, nesta terça-feira (13). O objetivo é estimular a realização, a composição e a produção de três projetos de curta-metragem, a serem realizados a partir de um Laboratório de Orientação em Audiovisual que será gratuitamente oferecido aos participantes.

Já o Centro Cultural Belchior promove uma edição especial do projeto de shows ao vivo, sem sair de casa, “No Centro da Sala”. A atração principal será a cantora e compositora Lorena Nunes com o show “Minha Praia”, mesclando músicas do seu primeiro álbum “Ouvi Dizer Que La Faz Sol” e o recém-lançado “La Mar”. A apresentação será acessível em libras e transmitida pelo canal do Centro Cultural Belchior no Youtube e acontece nesta terça-feira (13), às 17h.

Poder Judiciário

Todas as unidades do Poder Judiciário do Ceará, na Capital e no Interior do Estado, funcionarão, normalmente nesta terça-feira (13). Por conta do distanciamento social decorrente da Covid-19, os atendimentos continuam ocorrendo de forma remota.

Fontes: Ascom da PMF e TJCE.