André Fernandes requereu repúdio à charge publicada no jornal O Povo. Foto: Reprodução.

Na Assembleia Legislativa do Ceará, na manhã desta quinta-feira (29), deputados discordaram acerca de requerimentos em pauta e a sessão plenária, por falta de quórum, foi encerrada sem realizar as deliberações.

Terminadas as votações dos projetos na pauta ordem do dia, a Mesa Diretora passou a colocar em votação os vários requerimentos dos deputados. Vice-líder do governo, o deputado Walter Cavalcante (MDB) pediu destaque para alguns deles para que fossem votados separadamente, fora do bloco.

Dentre os destacados, havia dois que pediam moção de repúdio aos dois principais jornais do Estado: Diário do Nordeste e O Povo. O requerimento de autoria da Dra. Silvana (PL) repudiava uma charge publicada no jornal Diário do Nordeste, onde Jesus Cristo aparecia crucificado na cruz e tendo no lugar dos cravos, o coronavírus. Em outro, André Fernandes (REP) repudiava uma charge publicada no jornal O Povo, onde aparecia uma bandeira do Brasil, mas a frase ‘Ordem e Progresso’ trocada por uma fileiras de bovinos.

Silvana e André criticaram a charge do Diário do Nordeste, afirmando ser um desrespeito à fé. Fernandes falou ainda que a charge de O Povo desrespeitava a bandeira nacional, ‘maior símbolo da nação’. O deputado ressaltou não se tratar de censura, apenas de demonstrar o descontentamento da Assembleia Legislativa, para que os meios jornalísticos não mais cometam atos do tipo.

Fazendo contraponto, Osmar Baquit (PDT) comentou sobre a charge da bandeira, afirmando que não viu manifestações críticas contra a livre expressão quando houve ataques ao governo do Estado do Ceará ou ao Supremo Tribunal Federal (STF), um dos poderes da República. E adiantou que votaria contra os requerimentos.

Autor do pedido de destaque, Walter Cavalcante afirmou ter seguido a orientação do governo, desconhecendo as charges contidas no teor das matérias. Referindo-se à charge que faz referência a Cristo, ele lembrou ser ‘católico fervoroso’. 

Pedido de informações

De autoria de Heitor Férrer (SD), dois outros requerimentos destacados pediam informações ao Governo do Estado. Heitor requereu, em um deles, informações sobre a quantidade de vacinas enviadas pela União ao Ceará; quantas foram aplicadas em primeira e segunda doses; se há estoque e de quanto. No outro, o parlamentar cobra os valores gastos, por unidade, na contratação de leitos de UTI na rede privada bem como a quantidade total de leitos. Heitor disse que as informações eram para chegar números divulgados pelo Governo Federal.

Passada a discussão de mérito dos requerimentos, Osmar Baquit pediu verificação de quórum. Não havendo número mínimo de deputados presentes, a sessão foi encerrada com o presidente Evandro Leitão (PDT) comprometendo-se a votar prioritariamente esses requerimentos na próxima oportunidade.

Insatisfeito com o cancelamento da sessão, Heitor Férrer reclamou. “Derrubar a sessão justamente na discussão de requerimentos mais polêmicos, descredibiliza a classe política, dificulta a transparência dos atos de governo e atrasa ainda mais a prestação dessas informações básicas, que a sociedade tem o direito de saber”, pontuou Heitor.