25% da população cearense tem algum tipo de deficiência. Foto: Ascom/TSE.

Deputados estaduais cearenses defendem a inclusão de pessoas com deficiência no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19.

Na última semana, alguns parlamentares estiveram reunidos com membros do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência no Ceará (Cedef/CE), ocasião em que foram repassadas as principais reivindicações da categoria.

Os deputados Acrísio Sena (PT), Renato Roseno (PSOL), Érika Amorim (PSD) e Augusta Brito (PCdoB) ouviram do Conselho que a população com deficiência chega a 25% da população cearense, assim, seguindo as normas internacionais, pedem a prioridade das PCD na vacinação, além de mais acessibilidade na comunicação oficial do governo, principalmente com intérprete de LIBRAS.

“Temos um histórico de luta com esta população e vamos encaminhar estes pedidos ao governo o mais rápido possível. Nós já temos inclusive um projeto tornando o intérprete de LIBRAS cargo de carreira na estrutura do governo”, afirmou Acrísio.

Roseno afirma que apresentará um projeto de Lei nesse sentido. “Estamos articulando na Assembleia a aprovação de um PL meu para que todos os pronunciamentos oficiais tenham intérprete de LIBRAS (muitas informações do Governo são transmitidas em “lives” sem Libras), bem como a formação de uma Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência”, disse ao Blog do Edison Silva.

O deputado do PSOL solicitou, via Comissão de Direitos Humanos, da qual é o presidente, a inclusão de uma representação do CEDEF no Comitê Estadual de Enfrentamento da Covid.

“Além disso, também solicitei, com base na Resolução 3 do CEDEF, a realização da vacinação desse público, pois entendemos que há risco ampliado associado à deficiência”, acrescentou.