Júlio César Filho é líder do governo na Assembleia. Foto: ALECE.

O deputado Júlio César Filho (Cidadania) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa do Ceará solicitando ao Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a inclusão, antecipadamente, das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com Síndrome de Down na Campanha de Vacinação contra Covid-19.

O público está previsto para ser vacinado somente na 4° fase e o parlamentar pede que seja incluído já na fase 1ª.

“Pessoas com TEA e Síndrome de Down, devido às suas especificidades cognitivas e condições genéticas, são pessoas extremamente vulneráveis neste cenário de pandemia acentuada. O Brasil ultrapassa as 355 mil mortes por conta da Covid-19. Torna-se assim necessária a antecipação da vacinação desse público por conta do risco iminente de agravamento da Covid-19 nesses pacientes”, argumenta o parlamentar, que é líder do governo na Assembleia.

Julinho lembra ainda, no requerimento, que esse público tem maior vulnerabilidade ao contágio e, muitas vezes dificuldade em seguir as medidas de segurança.

O deputado baseia-se ainda na campanha ‘Uma Dose de Respeito’, realizada pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down. “Eu chamaria de ‘Uma Dose de Vida’, pois julgo esses atores como indefesos, sendo nossa obrigação, como cidadãos e homens públicos, defendê-los”, acrescentou.