Segundo Renato Roseno, a medida é necessária pelo fato de o Brasil ocupar o primeiro lugar em mortalidade de gestantes no mundo por Covid-19. Foto: Agência Brasil.

O deputado estadual Renato Roseno (PSOL) defende que sejam incluídas todas as pessoas gestantes ou puérperas (até o 45º dia após o parto) como grupo prioritário, na fase 1, do Programa Emergencial de Vacinação para o combate e erradicação do vírus da COVID-19 no Estado do Ceará.

Este é o teor do projeto de Indicação 130/2021 que tramita na Assembleia Legislativa.

Segundo o parlamentar, a medida se dá pelo fato de o Brasil ocupar atualmente o primeiro lugar em mortalidade de pessoas gestantes e puérperas por Covid-19 no mundo.

Roseno aponta estudo do International Journal of Gynecology and Obstetrics intitulado, The Tragedy of COVID-19 in Brazil, que aponta para a gravíssima realidade na qual o país se encontra, cuja razão de mortalidade de pessoas gestantes e puérperas por Covid-19 é, sozinha, equivalente a 77% de todas estas mortes no mundo.

“Em outros termos, atualmente, em nenhum lugar do mundo morrem mais pessoas gestantes e puérperas por Covid-19 do que no Brasil. Esse montante é tão acentuado que a sua proporção é superior ao somatório de todas as mortes de pessoas gestantes e puérperas por Covid-19 em todos os países do mundo juntos”, argumenta Renato Roseno.

Conforme os cientistas, reitera Roseno, o risco aumentado para as pessoas gestantes e puérperas está relacionado à imunodeficiência relativa associada a adaptações fisiológicas durante o período da gravidez.

“Elementos como o atendimento pré-natal de baixa qualidade ou escasso, a falta de recursos para cuidados críticos e de emergência, disparidades raciais no acesso aos serviços pré-natal e neonatal, violência obstétrica, além das barreiras adicionais colocadas pela pandemia para o acesso aos demais serviços e cuidados de saúde também são fatores que corroboram para esta altíssima razão de mortalidade no Brasil. A mesma pesquisa indica, ainda, que a maior parte das complicações decorrentes da Covid-19 que acarretam óbitos e consequências graves para as pacientes ocorrem durante o estado puerperal”, acrescenta.

Por se tratar de um projeto de Indicação, a mensagem funciona como sugestão ao Poder Executivo. Caso o Governo do Estado queira aderir à ideia, deverá reenviá-la à Assembleia Legislativa em forma de projeto de lei.