O objetivo é desafogar atendimento em hospitais da rede pública. Foto: Governo do CE.

O deputado Audic Mota (PSB) apresentou projeto de Lei que prevê a disponibilização de médicos traumatologistas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), administradas pelo Governo do Estado do Ceará.

O objetivo é otimizar o atendimento ao trauma.

Hoje, as UPAs são unidades de complexidade intermediária e fazem parte da Rede de Atenção às Urgências em articulação com a atenção básica, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e a atenção hospitalar. Em regime 24 horas, atendem, todos os dias da semana, grande parte das urgências e emergências, com resolutividade de 97% dos casos.

“Com estrutura simplificada, as UPAs foram criadas para reduzir as filas nos prontos-socorros dos grandes hospitais. Dessa forma, evita-se a demanda de casos que podem ser solucionados prontamente, contribuindo para a melhoria da capacidade de atendimento SUS”, afirmou Audic na justificativa do PL.

Diante da relevância do serviço prestado por esses estabelecimentos, o deputado Audic Mota propõe a disponibilização de serviço adicional de traumatologia para a melhoria da assistência à população.

A matéria passará pelas comissões técnicas e, se aprovada, seguirá para apreciação em plenário.