Foto: Valter Campanato/Agência Brasil.

A criação de clínicas populares de reabilitação pós-Covid-19 no Ceará está sendo proposta pela deputada Fernanda Pessoa (PSDB) na Assembleia Legislativa.

A iniciativa sugere a criação de uma rede integrada por fisioterapeutas, psicólogos, ortopedistas, neurologistas e demais profissionais de saúde da rede pública que possam atuar na reabilitação de pacientes com sequelas físicas e psicológicas decorrentes da Covid-19.

Conforme o projeto de Indicação 30/2021, em tramitação na Casa, caberá ao Governo do Estado – por intermédio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) – a coordenação e gerência das clínicas populares de reabilitação.

Os equipamentos devem ser implantados em parceria com as prefeituras municipais.

De acordo com Fernanda Pessoa estudos apontam que as principais sequelas dos pacientes, após vencerem a fase aguda da Covid-19, estão relacionadas ao acometimento pulmonar. “Contudo, também há relatos de sintomas diversos, visto tratar-se de uma enfermidade sistêmica, que ataca praticamente todos os órgãos e funções do corpo”, destaca.

A parlamentar ressalta ainda que, em virtude do quadro crescente de novos casos de Covid-19 e de manifestações corriqueiras de pessoas que enfrentam sintomas persistentes da doença, torna-se fundamental dotar a saúde pública cearense de um serviço de atendimento aos pacientes com sequelas da Covid-19, de forma a possibilitar sua total recuperação.

“Além dos impactos da Covid-19 na saúde pública, é inegável que há reflexos na economia como um todo e, em especial, nas finanças das famílias que, em grande parte, vêm enfrentando dificuldades com a alta do desemprego. Esse quadro, sem dúvida, potencializa a necessidade da intervenção do poder público na assistência à população, principalmente aos mais vulneráveis”, pontua Fernanda Pessoa.

Por se tratar de projeto de Indicação e, portanto, uma sugestão, cabe ao Governo, se acatar, enviar a proposta em forma de mensagem para a apreciação da AL.