Antônio Henrique vai convocar reunião da Mesa Diretora para decidir sobre o assunto. Foto: Reprodução/Youtube.

Durante sessão extraordinária virtual nesta quinta-feira (22), os vereadores de Fortaleza lamentaram as mortes de parentes e pessoas próximas em decorrência da Covid-19. Diante do cenário em que se encontra a Capital cearense, e com a possibilidade da retomada de atividades econômicas, alguns parlamentares solicitaram à Mesa Diretora a manutenção das sessões de forma virtual, para evitar maior contaminação.

O presidente da  Casa Legislativa, Antônio Henrique (PDT), informou aos seus pares sobre a morte da irmã do vereador Carlos Mesquita (PDT), por conta da Covid-19. Outros parlamentares destacaram a perda de parentes durante a pandemia, além de assessores e funcionários da Câmara Municipal.

Lúcio Bruno (PDT), que perdeu um cunhado para a doença, disse estar abalado com a situação e pediu o fim da politização do tema. O pedetista defendeu zelo e responsabilidade com a vida das pessoas, destacando a necessidade de se manter as sessões virtuais.

“Não são números, são nomes. Não tem pressa de voltar o presencial. A sessão virtual está funcionando muito bem. Temos que resguardar vidas”, disse.

Guilherme Sampaio (PT) corroborou com o colega e lembrou que ao menos quatro outros colegas na Casa tiveram casos de familiares mortos em decorrência da Covid-19. O petista destacou que o funcionamento da Câmara Municipal depende de centenas de servidores que precisam se deslocar, conviver e interagir no mesmo espaço físico. “Nós temos o poder de deliberar sobre isso, inclusive, de forma autônoma”, afirmou ele defendendo aprimoramento das atividades virtuais.

Sampaio solicitou reunião da Mesa Diretora para discutir o tema, bem como aumentar o uso das ferramentas virtuais para a realização de audiências públicas e sessões especiais. Márcio Martins (PROS) defendeu que o Colégio de Líderes também participe do encontro. Antônio Henrique afirmou que deve convocar reunião do grupo para a próxima semana.