No Dia do Índio, senador cearense critica as ações do Governo Bolsonaro. Foto: Divulgação.

No dia em que se comemora o Dia do Índio no Brasil, o senador Cid Gomes (PDT) foi às redes sociais para denunciar o que ele chama de “descaso e ameaças” cometidos pelo Governo Federal contra os povos indígenas em todo o País. Ocupação irregular de terras e redução de recursos para a saúde são algumas das críticas feitas pelo parlamentar contra a gestão do presidente Jair Bolsonaro.

Para o pedetista, a situação dos povos indígenas tem piorado durante a administração de Bolsonaro. “Ocupação irregular de terras sem fiscalização, redução dos recursos para a saúde, truculência, violência e fome.. Essa é a cruel realidade imposta por Bolsonaro aos índios”, apontou o pedetista em postagem feita na manhã desta segunda-feira (19).

Outros parlamentares se posicionaram sobre a data comemorativa. Deputado federal Idilvan Alencar (PDT), por exemplo, destacou a importância de preservar a cultura e identidade dos povos que deram origem ao País e reforçar o debate e defesa pelos direitos deles.

A deputada estadual Aderlânia Noronha (SD) afirmou que respeitar os povos originários do Brasil “é preservar o princípio da nossa própria história”.

“A ocupação de nossas terras foi um prêmio ao projeto de morte bem sucedido dos colonizadores. Desde então somos vítimas da destruição, violência, do racismo”, disse o deputado federal José Nobre Guimarães (PT).

O deputado estadual Acrísio Sena (PT), por sua vez, lembrou solicitação feita à Secretaria de Saúde do Estado para a inclusão dos indígenas como prioridade no Plano de Vacinação contra a Covid-19.

A vereadora de Fortaleza, Larissa Gaspar (PT), lembrou que existem diversas denúncias de violência praticada por latifundiários e empreiteiras contra a população indígena. “O desgoverno Bolsonaro já deixou clara a sua intenção de autorizar a exploração em terras indígenas”.