Anúncio foi feito na noite deste sábado (24). Medidas começam a valer a partir de segunda-feira (26). Foto: Reprodução/Facebook.

No início da noite deste sábado (24), o governador Camilo Santana anunciou novas medidas de isolamento social, que devem ser autorizadas a partir de segunda-feira (26).

Dentre as mudanças, está a reabertura das academias de ginástica e congêneres e ampliação da capacidade de ocupação de igrejas e templos religiosos.

Durante o anúncio, o chefe do Poder Executivo afirmou que as escolas poderão avançar no ensino presencial, passando para aulas até o 9º ano, com 40% da capacidade total. De acordo com ele, o ensino remoto continua opcional aos pais que decidirem manter seus filhos em casa.

As barracas de praia voltam a funcionar com os mesmos critérios dos restaurantes, com capacidade de até 40%. Esse é o mesmo percentual para atividades comerciais.

De acordo com o governador Camilo, outra autorização do Comitê de Combate à Covid-19 foi a volta do funcionamento das academias de ginástica, com capacidade total de 25%. O horário de atendimento também deve ser diferenciado, para tentar evitar contaminação.

As igrejas também passarão a funcionar com até 25% da sua capacidade total. Aos fins de semana, o isolamento social rígido permanece, podendo funcionar apenas atividades essenciais.

Nesta semana, o prefeito Sarto regulamentou as leis que tornam essenciais as academias de ginástica e as igrejas em Fortaleza. No entanto, esses equipamentos não poderão ser abertos aos fins de semana, já que o decreto do Governo do Estado se sobrepõe à legislação municipal.