625 prefeituras temem a falta de oxigênio para o atendimento a pacientes com Covid-19. Foto: Pedro Guerreiro/Agência Pará.

Levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) apontou que pelo menos 1.141 cidades têm risco de desabastecimento de “kit intubação”, nome dado aos produtos utilizados no processo de intubação de pacientes, procedimento muitas vezes necessário para o tratamento pacientes com Covid-19.

O estudo da entidade sobre as demandas em relação à pandemia ouviu 2.553 municípios de todas as regiões do país, 45,9% do total. Se considerada essa amostra, o percentual de cidades com risco de desabastecimento desses produtos fica em 44,7%.

Outros 7,1% dos municípios pesquisados não deram resposta especificamente sobre este ponto questionado. Faltam informações das demais prefeituras que não responderam.

Oxigênio

A pesquisa também avaliou o risco de desabastecimento de oxigênio, problema que vem se expandindo desde a crise de oferta desse insumo em Manaus, em janeiro deste ano. Ao todo, 625 prefeituras responderam que temem a falta de oxigênio para o atendimento a pacientes com Covid-19.

Este número representa 24,5% da amostra. Outros 3,5% ouvidos pela pesquisa não deram retorno sobre este ponto específico.

Fonte: Agência Brasil.