Foto: Tânia Rego/Agência Brasil.

Durante a sessão extraordinária virtual da Câmara Municipal de Fortaleza, desta quarta-feira (31), vereadores celebraram a inclusão dos profissionais de segurança como prioritários para receber a vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19).

Líder do PDT na Casa, Júlio Brizzi, disse: “O governador Camilo articulou isto junto ao Ministério da Saúde. O serviço de segurança é altamente essencial e, nada mais justo, o quanto antes serem vacinados”.

O pedetista também reclamou do atraso em iniciar a vacinação, além da demora na compra e distribuição de vacinas para a população por parte do Governo Federal. Ele citou países como os Estados Unidos e Israel que, por comprarem imunizantes com antecedência, estão obtendo êxito na imunização em massa.

O vereador Paulo Martins (PDT) apoiou a inclusão. “É necessário essa priorização por parte do poder público. Estávamos na quarta fase do Plano de Vacinação, depois da população carcerária. Isso revoltou grande parte dos policiais. Se a polícia é atividade essencial, nada mais justo que os profissionais de segurança sejam vacinados”, disse.

Ele lembrou de colegas policiais mortos pela Covid-19. Martins, que atua na área da segurança pública, lembrou sobre o trabalho feito pela polícia ostensiva durante o período pandêmico, em mandados de prisão e na escolta de presos, além das delegacias estarem atuando normalmente. Além de elogiar o governador, ele agradeceu o esforço do Secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Sandro Caron, e sindicatos do setor.

Professor Enilson (Cidadania) também comemorou. O vereador lembrou que, por 20 anos, atuou como policial militar e frisou sobre a dedicação desses profissionais, além de arriscarem suas vidas, principalmente num período pandêmico, em defesa dos fortalezenses. “Tudo pode parar, mas a segurança pública continua ativa nas ruas, porque órgãos como a Polícia Militar e a Guarda Municipal são o limite entre a ordem e o caos”, explicou. Por fim, agradeceu os petistas pela sensibilidade com o grupo.

A Enfermeira Ana Paula (PDT) cobrou a volta da vacinação para enfermeiros que, por decisão judicial, foi suspensa. Ela fez votos para um aumento na quantidade de vacinas para a população, sem haver “brigas” para que determinada categoria tenha prioridade em ser imunizada.

Por fim, Leo Couto (PSB) parabenizou Camilo Santana e destacou seu trabalho no combate da pandemia em terras cearenses.