O líder do Governo, Gardel Rolim, destaca que os contratados vão se somar àqueles que já estão trabalhando contra a Covid-19. Foto: CMFor.

Os vereadores de Fortaleza aprovaram, na tarde desta quinta-feira (18), projeto de Lei que permite o credenciamento de profissionais para atuarem durante o período de pandemia nas unidades de Saúde da Capital cearense.

Apesar da aprovação por unanimidade, alguns parlamentares criticaram pontos do texto encaminhado pelo prefeito Sarto.

A vereadora Enfermeira Ana Paula (PDT), por exemplo, destacou a necessidade de urgência na contratação desses profissionais, porém, lembrou a existência de 87 enfermeiros aprovados em concurso público para o Instituto Dr. José Frota (IJF) que anda não foram convocados pela gestão. “Os profissionais precisam muito mais que palmas e moção de apoio. Precisamos de, no mínimo, condições de trabalho adequadas”, disse a parlamentar que criticou a retirada de emendas de sua autoria ao texto original.

Guilherme Sampaio (PT) destacou que, apesar da defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) nos meios de comunicação, a prática se mostra justamente o contrário. Segundo ele, o programa é sustentado por servidores da área que muitas das vezes não são valorizados.  Para Larissa Gaspar (PT), é importante reconhecer o trabalho do servidor com vínculo permanente e apresentar suporte para que eles possam trabalhar com o mínimo de segurança necessária.

O líder do Governo, Gardel Rolim (PDT), afirmou que os profissionais da saúde estão exaustos devido a demanda em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Segundo ele, a mensagem do prefeito Sarto visa garantir a contratação mais rápida para ajudar os servidores que estão na linha de frente contra a Covid-19. “Os profissionais merecem muito mais, mas é o que é possível. Todos nós que temos familiares com Covid sabemos a importância desses profissionais”, disse.

Luciano Girão (PP) destacou que está havendo dificuldade para contratação de funcionários para a área em diversos municípios e que o Governo de Fortaleza está abrindo postos de emprego. “A gente está querendo empregar as pessoas, dar emprego para que possam tratar os pacientes. Essa contratação tem data definida de conclusão, que é o dia 31 de dezembro ou cessando este período [pandêmico]”, lembrou.