Cláudia Gomes é a autora da iniciativa. Foto: Câmara Municipal de Fortaleza.

O Projeto de Lei (PL) 105/2021, apresentado pela vereadora Cláudia Gomes (DEM), quer instituir, no dia 12 de abril, o Dia Municipal de Conscientização sobre a Doença de Parkinson em Fortaleza, incluindo a data no Calendário Oficial de Eventos da Capital.

Os objetivos, propostos no texto, perpassam pelo esclarecimento sobre tratamento aos portadores da doença; conscientização da sociedade sobre a enfermidade e incentivar o acolhimento dos doentes; e o desenvolvimento de políticas públicas para este público.

“De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1% da população mundial com idade superior a 65 anos, tem a doença. No Brasil, estima-se que cerca de 200 mil pessoas sofram com o problema. É necessário estar atento para identificar a doença, que pode iniciar entre os 10 e 15 anos antes dos sintomas se evidenciarem”, completa Cláudia.

Doença de Parkinson

É um distúrbio do Sistema Nervoso Central (SNC) que afeta o movimento do corpo. Esta enfermidade traz danos às células nervosas do cérebro e leva à queda dos níveis de dopamina – um neurotransmissor, causando os sintomas do Mal de Parkinson.
Geralmente, a doença começa com um tremor na mão. Outros sintomas são movimento lento, rigidez e perda de equilíbrio. Medicamentos podem ajudar a controlar os sintomas dela.