Proposta de Wellington Saboia já foi encaminhada para as comissões temáticas. Foto: Reprodução/Facebook.

Está tramitando na Câmara Municipal de Fortaleza, o projeto de Indicação do vereador Wellington Saboia (PMB) que institui a Política de Atenção e Apoio à Oncologia Pediátrica na Capital cearense.

O objetivo da medida é aumentar os índices de sobrevida, reduzir a mortalidade e reduzir o abandono ao tratamento para melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes com câncer.

De acordo com o autor da proposta, é fundamental a criação de uma política específica no Município para tentar salvar vidas de crianças e adolescentes que enfrentam o câncer infanto-juvenil.

Segundo Wellington, o acesso aos serviços de saúde especializados em tempo útil é decisivo para aumentar a sobrevivência e melhorar o prognóstico. “O acesso aos serviços de saúde é um dos elementos essenciais na assistência ao câncer”, defende.

O projeto destaca que a Política Municipal de Atenção e Apoio à Oncologia Pediátrica será implementada por meio de ações de prevenção, detecção precoce, tratamento, assistência social e cuidados paliativos.

A ideia é que o plano abranja tanto o SUS quanto a Saúde Suplementar. Campanhas de conscientização do câncer infanto-juvenil deverão ser realizadas, assim como já existem para outras doenças.