Representantes do Sindifort e CUT estiveram na frente da sede da Câmara de Fortaleza. Foto: Divulgação

Diversos servidores municipais se deslocaram até a frente da Câmara Municipal de Fortaleza para pressionar os vereadores a votarem contra as propostas do prefeito Sarto que versam sobre mudanças na contribuição previdenciária do Município. Uma nova proposta foi incluída na pauta de votação desta terça-feira (02), e de acordo com os representantes do funcionalismo público não houve negociação com as categorias.

“Estamos aqui conversando com vereadores no sentido de que eles possam votar contra a   Reforma da Previdência que trará tantos prejuízos para os servidores municipais. Aumento da idade, da alíquota, tempo de contribuição maior, além da perda de direitos conquistados”, criticou a presidente do Sindifort, Nascélia Silva.

Além do Sindifort, representantes da CUT, Sindiute e outras centrais sindicais foram até a sede do Poder Legislativo Municipal.  Segundo representantes da Central Única do Trabalhador, além do aumento da idade e do tempo de serviço para se aposentar, do aumento da contribuição previdenciária, da taxação de aposentados e pensionistas e da redução da base cálculo para aposentadoria, os servidores correm o risco de terem enfraquecidos direitos relevantes como os anuênios e a licença prêmio.

“Sarto quer que o acréscimo de 1% dos anuênios seja reduzido para apenas 0,25% a cada ano de serviço. Sarto também quer reduzir a concessão da Licença Prêmio de 3 meses a cada 5 anos de exercício efetivo para apenas 1 mês a cada 6 anos”, criticam.

Segundo os membros dos sindicatos, após ter apresentado o projeto, a Prefeitura não encaminhou aos funcionários todos os pontos que pretende enviar à Câmara Municipal. As entidades decidiram não aceitar participar de qualquer reunião antes de terem em mãos a proposta completa da prefeitura.